domingo, 12 de junho de 2011

Other Words for Love de Lorraine Zago Rosenthal

 Internacional Reading
Leituras em outra línguas. Aqui você conhece livros ainda inéditos no Brasil, seus autores e  resenhas especiais.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


Other Words For Love
Lorraine Zago Rosenthal
Editora: Randon House
Páginas: 354
ISBN: 9780385739016
Onde Comprar:
Cultura | BookDepository
Lembram que comentei por cima  aqui no blog que estava lendo alguns livros que não poderia comentar naquele momento quais eram? Um deles era o Other Words For Love, o livro de estreia  da autora Lorraine Zago Rosenthal, e um dos motivos do suspense era que estava esperando um "ok" da Galera Record para contar  para vocês que num futuro próximo esse drama adolescente fantástico será publicados por eles aqui no Brasil. Eu sei que ele já está na lista de leitura de varias meninas que frequentam os blogs internacionais, inclusive a minha, então imaginem o quanto fiquei feliz com a novidade.

Ariadne, ou Ari como gosta de ser chamada, é uma adolescente nova-iorquina em meados dos anos 80.  No auge da guerra fria, a ameaça de um ataque nuclear e a paranoia a cerca do novo – e horripilante- vírus, a AIDS, são  apenas alguns dos motivos de sua insegurança.

Summer, sua melhor amiga, além de linda parece conseguir tudo que deseja, principalmente quando o assunto são garotos. Sua desenvoltura, ao mesmo tempo em que inspira a tímida aspirante a artista Ari, lhe deixa com aquela sensação latente de inferioridade.
Entretanto é no ambiente familiar que encontramos o verdadeiro dilema desta adolescente do Brooklyn. Enquanto seu pai, um detetive da homicídios, se encontra praticamente ausente, sua mãe, uma professora durona, tenta guiar, talvez um pouco demais, a filha na direção correta, pressionando-a para se tornar uma artista ou invés de uma professora de artes como ela deseja. Toda essa pressão se baseia na relação atribulada entre a mãe de Ari e sua irmã mais velha, Evelyn, que ficou grávida no final da adolescência, se casou e nunca chegou a freqüentar a universidade.
Evelyn por sua vez precisa do auxilio de Ari, principalmente agora que seu segundo filho nasceu e a depressão pós-parto deu as caras novamente. Ari fica feliz em ajudar porque pode ficar mais próxima de Patrick, seu cunhado, pelo qual nutre uma paixão platônica desde a infância.
Mas o que realmente preocupa a nossa protagonista é  mudança de colégio. Seus pais recebem uma herança e decidem tira - lá da escola publica que freqüenta no Brooklyn e matricula - lá na Hollister Prep,a mesma escola privada e prestigiosa que Summer freqüenta.

Por maior que fosse o medo, Ari acaba se adaptando bem a nova escola, e fazendo inclusive uma nova amizade, Leigth, uma garota que gosta de desenhar e que sofreu uma grande perda no passado.
Através de Leigth Ari passa a conhecer o outro lado a ponte, a glamorosa Manhattan. E ao entrar nesse novo circulo de amizades ela também descobre a paixão.  O garoto é Blake, um universitário estudioso e querido, que também é primo de Leigth. Mas como tudo na vida, tudo que aparenta perfeito começa a desmoronar, entre eles o relacionamento com Blake, com a irmã, a amigas e a família.
Other Words For Love é um drama jovem adulto extremamente realista, que me conquistou desde as primeiras páginas, principalmente pelo charme ingenuo de Ari.  A narrativa de Rosenthal é muito bem construída e apesar do foco narrativo ser a rotina de uma adolescente comum em nenhum momento o livro se tornou cansativo. Os personagens são, sem duvida alguma, o diferencial do livro, todos eles, sem exceção, são extremamente bem desenvolvidos. Seus passados, seus problemas, suas aspirações e ações são detalhadas e verossímeis, sem nunca cair no maniqueísmo.

Ari é uma ótima protagonista, e foi muito interessante vê-la se desenvolver de uma garota tímida e muito insegura para uma mulher que está aberta a correr atrás dos seus sonhos.  Mas o melhor de tudo é que ela foge do estereótipo de garota rebelde, pelo o contrario, é uma garota com quem você consegue se identificar e se inspirar profundamente, principalmente em relação à superação da depressão e amadurecimento frente adversidades.

A importância da dinâmica das relações familiares na história é outra coisa que me deixou extremamente feliz, pois retrata uma relação entre a adolescente e a família saudável e realista, mesmo com seus altos e baixos e desentendimentos naturais, fugindo da caricatura ou total ausência como em muitos livros atuais. Aliais essa é uma questão que me choca em muitos livros jovens adultos, a total ausência de participação da família nos dramas adolescentes, como se ela não fosse um fator importantíssimo e indissociável  do mesmo.
Por se passar na década de oitenta, o livro também apresenta uma visão diferente da adolescência, sem internet e celulares, e possivelmente muito parecida com a adolescência vivida por nossas mães.

Do começo ao fim, Other Words for Love é uma leitura tocante, instigante, e até mesmo exemplar. O tipo de livro que  faria minha filha ler ( no dia que eu tiver uma filha). Mal posso esperar que ele seja lançado aqui para poder, rele-lo novamente. Só espero que a Galera mantenha a lindíssima  capa original, charmosa e nostálgica na medida certa.




Para quem for tentar a leitura em inglês:
Nível  de dificuldade: intermediário 
"In 1985, just about everyone I knew was afraid of two things: a nuclear attack by the Russians and a gruesome death from the AIDS virus, which allegedly thrived on the mouthpieces of New York City public telephones."

13 comentários:

  1. adolescência vivida por nossas mães???
    tu acaaaaaaba com a Dê!!!

    hauihaihauihuai

    Amei a resenha juju!
    Tem empresto minha filha para vc indicar o livro, tá? (espero que a sua demore um pouco a vir, né?

    ResponderExcluir
  2. UAU.
    Eu já tinha vontade de ler esse livro, mas agora, com certeza, ele tá na preferência! *-*

    ResponderExcluir
  3. Linda resenha Ju.

    Bom saber que será lançado por aqui, chato seria ler a sua resenha, ficar curiosa pelo livro, e não ter nenhuma noção de quando o livro chegará nas terras brasileiras rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju, adorei a novidade e adorei o blog. Estou seguindo!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Juuuuu, adorei a resenha e com certeza esse livro deve ser lindo, apesar de também parecer bem "pesado" não?

    Fiquei bem curiosa para lê-lo, ainda bem que GR vai lançar . weee
    amei

    ResponderExcluir
  6. A resenha é simplesmente fantástica. Fiqui apaixonada pelo livro. Também quero ler. E realmente acho que os autores deveriam se preocupar mais com a questão da interferência e mesmo da prasença dos pais na vida de um/a adolescente.
    Pelo jeito vou acabar arranjando o livro em inglês mesmo, porque esperar pelas traduções não têm sido muito legais.

    ResponderExcluir
  7. Juliana, o outro post ficou com o meu site errado. Se puder e caso queira, por favo, troque para: http://garcilora.com.br/romancnrocknroll.
    Eu agradeceria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Felicissima pelo lançamento no Brasil...estava quase comprando no BD.

    ResponderExcluir
  9. Nossa parece super bom, nem tinha ouvido falar desse livro, bah agora deu vontade, é bom conhecer algumas coisas de outros tempos, e ver que no final somos iguais aquele tempo não é?

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, Ju! To morrendo de vontade de ler!

    Mil beijos.
    @mariaclarabruno
    http://www.coffeesandbooks.com

    ResponderExcluir
  11. Um dia quando eu crescer quero poder ler um livro em inglês sem dificuldades. Adoro quando tem uma personagem com meu nome.
    Gosto quando a protagonista tem cabeça centrada, protagonista rebelde me dá raiva.

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa linda, algo nela chama atenção, e é tão simples. A resenha ta muito boa! É bom que tenha esse "drama" familiar, porque é a pura realidade, além de que família é tudo! Mas a parte legal é saber como eles viviam sem celular e internet, muito diferente!

    ResponderExcluir
  13. Oi! Uau, teu blog é liindo. Adoramos todas as postagens, parabéns!
    Adoramos aqui, já estamos seguindo ok? *-*'
    Quando puder retribui?
    http://allstargt.blogspot.com
    Lá vc encontra desde humor até cartas de amor...<3

    Blog do casal, @gladimir_taii

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.