Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Something Blue de Emily Giffin

 Internacional Reading
Leituras em outra línguas. Aqui você conhece livros ainda inéditos no Brasil, seus autores e  resenhas especiais.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!




Something  Blue
Emily Giffin
Editora: St. MArtin's Griffin
Páginas: 356
ISBN: 0-312-32386-7
Onde Comprar:
Cultura | BookDepository

Desde a minha ultima resenha, tenho que admitir já li uns bons seis livros. Desses seis, dois ainda estou a espera para poder fazer a resenha e outros dois foram releituras de livros adorados - Jogos Vorazes e Vampire Academy-  ( que foram importantíssimos para  sair da minha ressaca literária). No entanto, dois desses títulos eu não tenho nenhuma desculpa que me tenha impedido de ter escrito a resenha ainda, exceto a falta de tempo encontra preguiça, o que é obviamente shame on me! São eles Nothing but Trouble, da minha adorada Rachel Gibson, e o maravilhoso Something Blue da Emily Giffin, que ganhei da minha amiga/vizinha/psicóloga Denise ( do My book is..).

Já resenhei no Lost o primeiro livro desta série o Noivo da minha melhor amiga (no original Something  Borrowed), e como  a versão cinematográfica do mesmo está prestes a estrear mundialmente nos cinemas não poderia deixar de dar minha opinião sobre essa seqüência tão perfeita quanto o original. E tenho que admitir, na esperança que a Nova Fronteira aproveite a oportunidade do re-lançamento do primeiro livro, que já se encontrava esgotado há algum tempo, para lançar as peripécias de Darce como protagonista.

Convido as atrasadinhas (e atrasadinhos) de plantão para lerem a resenha de
O noivo da minha melhor amiga, caso não conheça esse chick lit clássico (shame on you!). E aproveito para dar aquele aviso básico aos navegantes: leia esta resenha por sua conta e risco! Não me responsabilizo por spoilers do livro anterior, pois é impossível não comentar seu final já que ele é o ponto de partida para esta nova história. Isso sem contar a chance altíssima de ficar completamente viciada.

No final de O noivo da Minha melhor amiga ficamos sabendo que não foram apenas Dex e Rachel que pularam a cerca. A “prima dona” Darce também deus suas saidinhas com Marcus, o “the Best man” de Dex, e para melhorar a situação acabou grávida.  Em Something Blue  acontece a inversão das protagonistas, e retomamos a história exatamente da onde parou em Something Borrowed, mas desta vez com a metida a sabichona Darce como protagonista.

Se Marcus era o cara perfeito para ter uma aventura de balançar os joelhos, ele está longe de ser o modelo perfeito de pai, e rapidamente a relação com Darce começa a desmoronar como um castelo de cartas.  Darce por sua vez não consegue aceitar a traição de Rachel, principalmente por causa da mania de competição estúpida que mantém desde a infância, e muito menos entrar de cabeça na gravidez.  O seu mundo perfeito vai aos poucos desmoronando, e não resta outra opção a Darce do que pegar suas malas e voar para a Inglaterra, em diração aos braços do amigo de infância Ethan. Com muito drama e comédia Something Blue vai te mostrar a verdadeira essência de aprender com os próprios erros.   


É praticamente unânime, quem leu O noivo da Minha melhor amiga acha a Darce uma patricinha mimada insuportável, por mais que ela não merecesse tudo que aconteceu. E tenho que admitir, por boa parte de Something Blue essa opinião persiste. Darce é a principio uma vaca manipulativa e egoísta, daquelas que você tem vontade de soltar uns bons desaforos na cara. Sim estou sendo dura, porque vejamos, é impossível não ficar nervosa com as ações de uma protagonista grávida que não está nem ai para o bebê, que só quer saber de gastar e de mostrar para todo mundo que ela deu a volta por cima.

No entanto, como qualquer pessoa, Darce não tem apenas defeitos, e em certo momento da narrativa as qualidades começam a se desenvolver e serem determinantes para o amadurecimento da personagem. Quando Darce se vê sozinha, sem amigos verdadeiros (ai que saudade da Rachel não é), sem  família e sem pai para o seu filho, que até então ela não sabe ao certo como se sente em relação, ela simplesmente cai do salto. Ao decidir buscar abrigo em águas estrangeiras ao lado do amigo Ethan ( sim aquele que acudiu a Rachel no primeiro livro também) damos de cara com “divisor de águas”( porque meu lado geografa não consegue deixar as analogias de lado) da narrativa. A princípio devagar, Darce vai amadurecendo, não apenas em relação ao seu estado atual, mas também em relação ao passado. E Ethan -aaaaaa o foffissimo Ethan- tem um papel fundamental. Apesar de adorar a então amiga ele é duro e sem meias palavras coloca em pratos limpos sua opinião sobre a situação: seu egoísmo, sua mania de competição e principalmente a hipocrisia em relação ao caso de Dex e Rachel.
Chega ser comicamente ingênuo a forma com que ela reage a discussão,  na manha seguinte fazendo uma lista das coisas que precisa melhorar, mesmo que ainda não concorde com tudo.

A partir desde momento começamos a perceber uma nova Darce, e ai sim o livro deslancha.  Se demorei uma semana para chegar neste momento, com uma raiva agonizante da protagonista, a outra metade do livro foi lida de uma vez só. Foi simplesmente comovente ver o amadurecimento da Darce, o que só demonstra a verossimilhança da história, todos temos um lado negro e outro radiante dentro de nós mesmos, e foi ótimo ver o lado luminoso desabrochar dentro da Darce. Até tive que segurar as lagrimas durante a volta para casa no ônibus.

Isso sem contar no momento em que ela fala sobre como certos tombos na vida, daqueles que te levam para buracos que não parecem ter fundo, podem ser as situações que nós guiam para os melhores momentos de felicidade. Não preciso comentar que me identifiquei pra caramba com a passagem, e que graças a deus já estava no conforto do meu lar, porque chorei como se não houvesse amanha.

E por isso acabei enrolando uma semana para escrever essa resenha, até que ontem a noite assisti novamente Pegar e Largar (Catch and Release), uma comédia romântica bem agridoce com a Jennifer Garner (que indico e indico de novo pra todo mundo). E desde então não consigo parar de pensar nesses pequenos dramas da vida, cômicos, tristes e diários, que quando bem escritos, tanto na forma de livros como quanto em roteiros, são capazes de fazer você se identificar, sonhar, chorar e rir, as vezes as quatro coisas ao mesmo tempo. Vocês já devem ter percebido que Comédias Românticas e Chick lits estão intrinsecamente interligados. Ambos abordam, em sua maioria, a mesma temática com o mesmo tom, apesar de serem formas distintas de arte. Não é a toa que tantos livros são adaptados para a telinha, e vice versa. Quantos filmes você já não pensou com seus botões: “poxa vida queria que tivesse um livro!” Tanto as rom com, quanto os chick lits vão aos extremos, alguns são mais leves e engraçados (como Becky Bloom pra citar um exemplo) outros um pouco mais densos, como no caso de Pergar e Largar e Something Blue. São histórias dramáticas cujos personagens fogem do maniqueísmo e de sentimentos rasos. Nenhum deles é perfeito, seus defeitos e virtudes, tristezas e felicidades, e principalmente seu amadurecimento e superações são retratados de uma forma intimista, sincera e realista, de uma forma que é impossível não te tocar, independente de você concordar com suas decisões ou não.  Já devo ter comentado isso aqui no blog diversas vezes, mas é a pura verdade, um livro ou filme só vale a pena para mim se ele me tocou de alguma forma, seja me fazendo rir, chorar, refletir ou até mesmo sentir raiva e indignação.  E tanto o filme (que me fez chorar baldes ontem) quanto em todos os livros da Emily, sem exceção, me fizeram sentir dessa maneira, cheia de sentimentos contraditórios e simultâneos, que no final das contas só me fazem pensar: um dia quando eu for “grande” quero escrever algo que faça outras pessoas se sentirem assim.

Something Blue foi um desses livros com múltiplas facetas, que me fez chorar, rir, refletir e torcer até o final pelo happy ending, desta vez totalmente merecido e simplesmente emocionante. Então vocês podem imaginar que ao final do livro já estava completamente surtada, principalmente agora que o lançamento do filme de Something Borrowed foi adiantado em quase um mês. Além de um must read (ambos) é um must see. E eu e as meninas (em especial a Denise e a Cibele) mal podemos esperar para assistir  re-assistir o filme, além daquela programação básica de reler os livros na semana da estréia.
Estou tão empolgada que a musica tema do filme já é um dos toques do meu celular e minha musica favorita para cantarolar no chuveiro (/tenho-pena-dos-meus-vizinhos).

Quem quiser se juntar ao surto coletivo mais uma vez (depois do sucesso maravilindo do Feriadão Vampire Academy), seja bem vindo. Maiores informações perto da data de lançamento.  Encerro então com o videoclipe da musica, porque não custa nada viciar mais algumas de vocês.  E quem sabe alguém me tire a coroa de “cantora desafinada de chuveiro".


Veja o trailer aqui.




Para quem for tentar a leitura em inglês:

Nível  de dificuldade: intermediário 

"I was bourn beautiful. A C-section baby, I started life out right by avoiding the misshapen head and battle scars that come with being forced through a birth canal. Instead, I emerge with a dainty nose, bow-shaped lips, and distinctive eyebrows."





sexta-feira, 22 de abril de 2011

Emoção = Meu amor é um Anjo

Essa semana foi repleta de emoções fortes. Emoções que estou desde julho do ano passado guardando em segredo e que mal podia esperar para contar para vocês. Tudo começou quando o Eric Novello, da queridíssima Editora Draco me perguntou se algum dia eu teria de vontade de escrever algo literário. Veja bem, esse sempre foi o meu sonho, mas a medrosa que voz fala vivia procrastinando e sabotando todas as oportunidades de sentar e escrever (e terminar) qualquer coisa  propriamente dita. Quando o convite para escrever um conto jovem adulto sobre anjos foi feito, eu decidi que era a voz do destino falando: "É a tua hora doidinha, vê se não estraga tudo". 
Como a Coletânea Meu amor é um Anjo seria a segunda de uma série iniciada com Meu amor é um Vampiro (que já resenhei aqui no blog), e a temática era até então segredo de Estado, fiquei me corroendo por meses, esperando poder contar a notícia para vocês. 
Então quando a Editora Draco anunciou a data de lançamento - 12 de junho (dia dos namorados, ou seja, dica para presente) - na segunda-feira além da felicidade instantânea (\o) fiquei super feliz em poder compartilhar esse "segredo" que já estava me corroendo (haha).

Para completar o feriadão ontem eles também liberaram a belissima capa no twitter. E por isso venho, como qualquer mãe orgulhosa, compartilhar com vocês. 
Meu Amor é um Anjo


Para completar o orgulho total, a coletânea que está repleta de contos maravilindos também traz outra autora super conhecida da blogosfera literária, a Iris Figueiredo do blog Literalmente Falando. Não é muito amor? Imagina o orgulho dessas blogueiras e multiplica por mil.. estamos andando nas nuvens junto com nossos anjinhos =x

Então estou aqui convidando-as (ou coagindo, vocês escolhem) para colocar o Meu Amor é um Anjo nas suas respectivas listas de MUST READ.

Quero ver todas vocês comprando nosso filhote  dia 12 de Junho em!! Vou cobrar =x

 
PS: É impressão minha ou a menina da capa é a cara da Penny de The Big Bang Teory? Que alias também inspirou a mascote do blog.  Achei dhiva!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Você está convidado para um Feriadão Vampire Academy




Quem acompanha os twitters da Blogosfera Literária já sabe que temos uma programação especialíssima para o feriadão de Páscoa.  E como vocês podem adivinhar é totalmente literária!! E a exclamação:: "Ooooooohhhh como não pensamos nisso antes" é o que passa pelas nossas cabeças viciaderrimas.
Foi assim que surgiu o Feriadão Eu Surto com Vampire Academy. Várias garotas doidinhas brigando pelo amor do Dimitri (exceto a Bell que curte mais o Adrian =x) farão a leitura do maior numero possível de livros da série vampirística mais fodonica do mercado. 
E o melhor de tudo? Compartilharemos cada pedaçozinho num tumblr especialmente criado para a ocasião. 


E para ficar melhor ainda todas vocês estão convidadas a participar, seja comentando a beça nos nossos posts malucos ou sugerindo postagens através da barra lateral.
Vamos ver quem consegue ler mais livros até o domingo de páscoa? Quem sabe não temos sorte e ele nos trás  Bloodlines de presente. / my-wish-slash-in-my-dreams  Porque vamos admitir, Adrian ñ é Dimitri, mas é tão bom quanto chocolate! 

Venha participar  comigo, a Livs  (do Leiturinhas) - as viciadas a flor da pele (nas palavras da Bel),  a Cibele (do Eu leio eu conto) - a Agitadora, Dê ( do My book is..)  -a Mãe de Família Convertida,- a Bell - a  RPGista e as não iniciadas -Babi Dewit, Karlinha (do Coffie and Movies) e Guigui...

Ei você que queria uma super desculpa para re-ler essa serie perfeita, mas aquela torre de pizza  ( ou as duas torres como no meu caso) na cabeceira não deixava,  achou!

Seja a próxima . Câmbio. Desligo!

Unica regra?  Nada de queimar a largada!
As leituras se iniciam apenas Quarta-feira a noite =)

Ps: Mas lembrem que o Dimka e meu =)


sábado, 16 de abril de 2011

Na minha Caixa Postal #24

 Na minha Caixa Postal
Seção inspirada no  "In my Mailbox" do blog  The Story of Siren. Em que compartilhamos os livros que chegaram pelo correio, no meu caso para a minha Caixa postal.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!



Estou devendo um video faz algum tempo, e muitas de vocês me cobram diáriamente no twitter. Mea Culpa!
Enrolei por vários motivos, então o vídeo de hoje saiu super-duper imenso, com uma tonelada de livros como vocês gostam, e até uma aparição casual do Dimka.
Espero que gostem!!
Ps: Minha voz ainda tá meio rouca da amidalite, então não reparem =)




 Girls, to saindo correndo pra um Sushi, os links das lojas não foram acertados, assim que voltar sento para colocar os corretos.. Agora preciso ser The Flash!!

Para Análise:
O Baile de Máscaras - Melissa de La Cruz

Familia - Barbara Delisnky

Hex Hall- Rachel Hawkin
Chama Negra- Rachel Hawkin
Ballads of Suburbia- Stephanie Kuehnert

Quando cai o raio- Meg Cabot

O divorcio dos meus sonhos-  Clare Dowling

O céu vai ter que esperar-  Cally  Taylor

Sereia-  Tricia Rayburn

Ganhei/Comprei:
Succubus Blues - Richelle Mead
Succubus Nights - Richelle Mead

Succubus Dreams - Richelle Mead
Succubus Heat - Richelle Mead

Succubus Shadows- Richelle Mead
Storm Born- Richelle Mead

Spirit Bound- Richelle Mead

A Batalha do Apocalipse-  Eduardo Spohr
Os Sete-  André Vianco


Pessoas Citadas

Denise (do My Bookis)
Bell (do NUPE)
Lívia (do Leiturinhas)
Cibele (do Eu leio Eu conto)
Nanda (do Viagem Literária)
Maeva (do Murphys Library) 



Musica:
Little too much da trilha sonora de  Something Borrowed

 E por ultimo, e nem por isso menos importante, um beijinho prometido para uma pessoa especial. 
Thiago, da lhe paciência pra aguentar minhas falações no msn =)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Essa Semana #24

Essa Semana... Meme semanal hospedado pelo Lost in Chick Lit, onde compartilhamos pequenas informações sobre a nossa semana literária. Tendo como principal objetivo encorajar a interação entre os blogs literários brasileiros, fazer amizades e conhecer um pouquinho mais sobre outras pessoas apaixonada por literatura. Tem interesse em participar? Saiba como aqui!
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!

Para  quem não conhece o o meme ainda e não participou já está na hora de  começar a participar, então não deixe de ler a postagem explicando  a  seção.


Apesar de estar voltando a ler num ritmo razoável, minha ultima semana foi marcada por muito trabalho, novidades e tristeza. Pra quem me acompanha no twitter as novidades não são mais novidades, mas vou contar para vocês leitoras que não tem paciência de acompanhar minha ladainha diária lá. Querem que eu comece pelas noticias boas ou ruins?
Pois bem, como eu estou escolhendo vou começar pela ruim, pra terminar com as felizes....
Semana passada passamos outra barra aqui em casa (é 2011 definitivamente não é o ano dos Steffens), perdemos nossa adorada Drika, minha irmã poodle de 15 anos, depois de uma semana atribulada de idas e voltas ao hospital veterinário.  Só quem já amou tanto um animalzinho e o perdeu sabe do que estou falando. Acho que eu e minha família nunca passamos por uma tristeza tão grande.
Mas como falei, não foi uma semana de notícias somente negativas.  Fiz duas tatuagens, uma em conjunto com minha mãe - I'll be there for you - . E sim é a frase de Friends  (mostro a foto abaixo). E a outra,  orgulhosamente minha primeira  tattoo literária  - para marcar a nova fase da minha vida - a Molnija Mark de Vampire Academy.

E pra melhor ainda mais a semana, to prometendo de verdade ( sei que ja prometi antes, mas agora é certo a vida tá entrando nos eixos), volto com a força toda no blog. E já tenho no minímo umas 4 resenhas pra escrever. Sim vou colocar vergonha na cara!  Então..

Vem comigo na minha semana literária...


Leitura do momento:
Something Blue - Emili Giffin
Hunger Games - Suzanne Collins (re-lendo junto com a , porque havia "prometido" e to me aproveitando da oportunidade -super amigona eu né)

Li essa semana:
Dois livros secretos..

Resenhei essa semana:
Como ser solteira - Liz Tuccillo

Super Posts:
 Sem post pq eu sou uma coisa!

Ultima Compra:
Dvd de Bambi \o \o

Desejo Comprar Urgentemente:
Box com as 5° temp de Bones. [2]

Conversa imaginária com personagem fictício:
Como diz a Dê. "tais se achando a Rose"  - "to sim flor, já tenho meu gato Dimka em casa, e agora minha molnija no pescoço..."
Conversa n° 2: "Peeta meu lindo me espera que to chegando, for real fofo! (Ps: tira o olho dele Dona Denise nem vem!!!)

Eu falaria para o autor:  
Helo Rachel Gibson, faz favor de criar um jogador de Hockey especialmente para mim, obrigada! [2]

Estado de Espirito Literário:
Animanda finalmente!!

Literary Crush
Dimka/Peeta

♥ Feito da Semana:
Fiz minhas duas tatuagens e como estou orgulhosa vou mostrar até foto =)
Minha Molnija Mark de Vampire Academy à direita, e  a frase de Friends à esquerda.





♥Queria ver no Brasil:
Other Words for Love...

♥ Im in mood for... (gênero literário do momento):
Chick Lit

Hey Mr, Postman (ultima coisinha que chegou do correio):
O Céu vai ter que Esperar.

Super Quote:
Repetida pq essa é foda.


"just because you refuse to acknowledge something, refuse to
look at it or think about it, doesn’t mean it’s not there, that it doesn’t
affect you and the choices you make in your life"



-Rachel Gibson - Sempre ao seu Lado



Vi e viciei (booktrailers, trailers, videos whatever):
Porque eu revi o video clipe de Little Too Much esse find e to cantando como louca =)

♥ Eventos

André Vianco em Floripa, quinta-feira. Eu vou, quem vai?

IMPORTANTE - Coloquem apenas os links diretamente para a sua postagem   do Essa Semana.. Todos os links que não forem referentes ao Meme serão  deletados.