Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Halo de Alexandra Adornetto


Halo
Alexandra Adornetto
Editora: Agir
Páginas: 469
ISBN: 978-85-220-1221-3
Onde Comprar:
Submarino|Saraiva|Cultura|BookDepository

 Halo está na minha lista de leituras desde que o burburinho começou nos blogs internacionais (antes mesmo do livro ser lançado nos  Estados Unidos e UK, graças aos maravilhosos ARC's, uma prática que eu gostaria de ver desenvolvida aqui no Brasil). Não foi apenas a capa maravilhosa ou o fato de eu adorar a moda dos livros de anjos, mas a realidade é que fiquei super curiosa para ler um livro da Alexandra  Adornetto, que vem sendo publicada desde os seus 14 anos (hoje ela tem 18). Super precoce, não é?

A história gira em torno de três anjos, Bethany, Ivy e Gabriel (sim, aquele Gabriel), enviados em missão na terra. Sua missão, na pequena cidade litorânea de Venus Cove, seria basicamente amenizar os estragos promovidos pelas trevas  e de quebra promover boas ações (de forma indireta).   Enquanto, os sábios e "antigos" Ivy e Gabriel não encontram problemas em se adaptar ao seu corpo humano, a jovem Bethany em sua primeira missão terrena começa a ficar  confusa. Ela definitivamente não deveria se envolver emocionalmente com os humanos, colocando em risco toda a missão, mas será que ela consegue? 

 Ao se integrar socialmente na escola na qual se "infiltrou" junto com Gabriel (no papel de professor de musica), ela não consegue deixar as relações afetivas de lado, seja na hora de criar laços de amizade, seja na hora de se apaixonar  por um ser humano, o adorável Xavier. 

Não costumo ler resenhas em outros blogs antes de ler o livro, porque não gosto de me sentir influenciada pela opinião alheia, sejam quais elas forem, mas no caso de Halo acabei acompanhando um pouquinho. Era uma diversidade tão grande de opiniões que eu fiquei muito curiosa para começar a leitura, e ao iniciá-la não me decepcionei. 

Com uma  mitologia muito bem desenvolvida, Alexandra Adornertto trabalhou em Halo uma abordagem muito mais "clássica" de anjos do que os outros livros do estilo que chegaram ao mercado brasileiro (como Fallen e Sussurro, por exemplo).  Ela também não evitou tratar de assuntos tabus como o Deus e toda a hierarquia celeste, algo que realmente me deixou impressionada.  A ausência dessas explicações simbólicas em todos os outros livros sobre anjos era uma das coisas  que mais me incomodavam. Tenho minhas crenças,  e não sou especificamente uma pessoa religiosa, mas não conseguia entender como o assunto "anjos" conseguia se desvencilhar do lado religioso da coisa, por mais que você não concorde ou acredite nele. Obviamente é muito mais fácil criar uma mitologia omitindo tais implicações do que escrever um livro com leves traços de cunho religioso, o que hoje em dia  pode ser como "pisar em ovos", talvez pela impossibilidade de agradar todas as vertentes religiosas. Então fiquei feliz pela abordagem, que ao mesmo tempo incluiu uma visão tradicional do assunto, mas não errou na mão ao tratar da faceta religiosa.

A escrita da Alexandra foi outra surpresa, se não soubesse da sua idade realmente acharia que a autora tinha bons anos de escrita nas costas.  A maturidade, tanto na linguagem quanto em termos narrativos é bastante visível, o que reafirma a opinião da sua precocidade. A história, no entanto, é contada em primeira marcha, e se desenvolve muito bem, mas numa velocidade um pouco menor do que aquelas que estamos acostumados em livros para o público jovem adulto.  Não que isso para mim seja um problema, já participei de várias discussões sobre o assunto, principalmente no twitter, e continuo firme na minha opinião de que tanto a literatura quanto o cinema, hoje em dia, colocou o "o pé no acelerador" como uma ferramenta para prender os leitores/espectadores. Quer um exemplo, é só pegar filmes e livros da década de 80 para cá, onde já vemos uma mudança bastante significativa, então pense nas décadas de 40/50/60.
Mas no final das contas, o  ponto em que eu quero chegar é que se você não gostou de Fallen dificilmente vai gostar de Halo, pois os dois são bem parecidos neste quesito de desenvolvimento. 

Gostei muito de todos os personagens,  do desabrochar de Beth à fofura de Xavier, ou a malignidade de Jake. Mas quem ganha o troféu de preferido é o mítico arcanjo Gabriel. Porque eu curto caras sexys e inacessíveis ( e que mulher não curte alias). Aqueles que são tão "tudo de bom" que nem se realizam que são tudo isso.  O que no caso do Gabriel é uma regra divina, claro.

Meu único problema com Halo foi que a protagonista fala tanto -e tanto- da tal missão que eles têm que cumprir em Venus Cove, e nunca tem nada sendo feito ativamente.  Será que o papel dos anjos é apenas interferir de forma indireta através de trabalhos sociais? Se não fossem as poucas situações emergenciais na quais eles se envolvem eu teria ficado muito decepcionada.  A vontade de dizer pra Beth acordar e colocar a mão na massa não foi pouca!

No entanto, todo o marasmo do inicio do livro,  que foi uma excelente apresentação da mitologia e dos dramas que se seguirão nos próximos livros da trilogia anunciada, é recompensado pela ação dos capítulos finais. Fiquei  realmente grudada até terminar o livro! Gostaria que a ação tivesse sido introduzida um pouco mais cedo na história, mas ainda assim valeu a pena. 

Halo é um livro  surpreendente e maravilhosamente bem escrito, tanto que poderia ficar horas tentando escolher suas melhores quotes. Ficarei ansiosa esperando o resto da trilogia, que espero eu tenham capas tão lindas quanto essa.

E para aqueles que comentarem na resenha de hoje, farei um pequeno sorteio daqueles dois marcadores  LINDOS  feito pela Agito (junto com alguns marcadores do lost), como já havia prometido no vídeo da Na minha Caixa Postal #12.



domingo, 28 de novembro de 2010

Essa Semana #13

Essa Semana... Meme semanal hospedado pelo Lost in Chick Lit, onde compartilhamos pequenas informações sobre a nossa semana literária. Tendo como principal objetivo encorajar a interação entre os blogs literários brasileiros, fazer amizades e conhecer um pouquinho mais sobre outras pessoas apaixonada por literatura. Tem interesse em participar? Saiba como aqui!Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


Foi impressão minha ou esta semana passou num piscar de olhos?



Vem comigo na minha semana literária...

Leitura do momento:
A Piramide Vermelha - Rick Riordam

Li essa semana:
Halo - Alexandra Adornetto
Taken by the Storm - Angela Morrison

Resenhei essa semana:
Maldosas - Sara Sheppard
Diário de um anjo - Mandy Porto

Super Posts:
Na minha caixa postal #13
Debut Author Challeng 2011

Ultima Compra:
Essa semana não comprei nada- nadica-de-nada [2]

Desejo Comprar Urgentemente:
Toda a coleção do Pretty Little Liers AGORA! [2]

Conversa imaginária com personagem fictício:
Eu queria um anjo Gabriel desses para mim! (para o Gabriel de Halo)

Eu falaria para o autor:  
"Angela seu livro é lindo, mas ainda não sou fã de poesia"


Estado de Espirito Literário:
Hoje estou meio desanimada, não sei porque.


Literary Crush (paixão literária do momento):
Peeta,  paixão eterna *-* (ainda)

♥ Feito da Semana:

Passei 5 horas arrumando meu novo guarda-roupa \o

Queria ver no Brasil:
Amy & Rogers Epic Detour

Im in mood for... (gênero literário do momento):
Sci-fy

Hey Mr, Postman (ultima coisinha que chegou do correio):
Sabádo Sem Noção

Super Quote:

"That was one of the saddest things about people--their most important thoughts and feelings often went unspoken and barely understood."
— Alexandra Adornetto (Halo)


Vi e viciei (booktrailers, trailers, videos whatever):
Não vi nenhum video que me fisgou essa semana =x

Novidades Literárias:
Datas do Lançamento de PNTS 2 da Leila Rego.




IMPORTANTE - Coloquem apenas os links diretamente para a sua postagem   do Essa Semana.. Todos os links que não forem referentes ao Meme serão  deletados.

1. Murphy's Library
2. Mari e Nú bia (Blablablá Aleató rio)
3. Muito Pouco Crí tica
4. Pâm (Garota it)
5. Juh (Livros e blá blá blá...)
6. Dani Fuller (All About Me)
7. Thaí s( Obsessão Literá ria)
8. Camila
9. William (Ví cio de Cultura)
10. Ju (Cantinho Ju Oliveira)
11. Tijolinha Books & Fanfics
12. Mell Marques - Book Addicted BR
13. Coffie and Movies- ( Karlinha)
14. Três Lá pis (Zoe)
15. João - The Eater of Books
16. Thaís Varine (Os Bastidores do Amor)

Resultado de Promoções

Helo Girls! Hoje sai o resultado de 3 super promoções.

Promoção Ame o que é Seu
Parabéns...
Millena Nimer


Promoção O Ultimo Olimpiano
Parabéns...
Bruna Campos


Promoção Garota Apaixonada em Apuros

Parabéns...


Maria Carolina

As meninas tem 3 dias para me enviar o endereço completo. Estarei enviando os emails jájá. Para quem não ganhou, não deixe de participar  dos sorteios que ainda estão rolando.

sábado, 27 de novembro de 2010

Na minha Caixa Postal! #13

 Na minha Caixa Postal
Seção inspirada no  "In my Mailbox" do blog  The Story of Siren. Em que compartilhamos os livros que chegaram pelo correio, no meu caso para a minha Caixa postal.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!

Essa semana não foi das melhores (pelo menos psicologicamente). Primeiro, porque ela passou num piscar de olhos, quando vi já era sexta-feira, então não consegui ler tudo o que queria por causa das correrias da vida. E apesar de achar que depois da semana épica que foi a passada não chegaria nenhum livro esta semana, recebi vários livros muito legais, e até ganhei uma promoção pra levantar o meu astral!
Espero que vocês gostem do vídeo. Só não reparem nas unhas lascadas (plis),  elas quebraram num efeito dominó durante a semana (principalmente depois da arrumação do guarda-roupa, que finalmente foi montado) e só hoje no fim da tarde vou ter tempo de passar na manicure.





Para Análise:
A Resposta - Kathryn Stockett - (Compre: Submarino | Cultura | Book Depository)
Cheio de Charme - Marian Keyes (Compre: Submarino | Cultura | Book Depository)
The Disengagement Ring- Clodagh Murphy (Compre: Book Depository)
Terra de Sombras - Alyson Nöel (Compre: Submarino | Cultura | Book Depository)
♥  A Piramide Vermelha - Rick Riordan (Compre: Submarino | Cultura | Book Depository)
♥  Sing me to Sleep  (book tour) - Angela Morrison  (Compre:  Cultura | Book Depository)

Ganhei:
♥  Sábado Sem Noção - Luisa Plaja (Compre:  Cultura)

Pessoas Citadas
Pam (do Garota IT)
Karlinha (do Coffie and Movies)
Mari e Alba (do Psicobooks)
Thayna e Thays (do Bookaholik Girls)
Thaís (do Obsessão Literária) 


Musicas:
♥ Where you Leade da Carol King, tema da abertura de Gilmore Girls

Debut Author Challenge 2011


Todos os anos a Kristi do The Story of Siren (do In My Mail Box) organiza um Desafio de leituras, que incentivam os autores debutantes do gênero young adult. Pessoas do mundo inteiro participam, e como vocês sabem que adoro YA,  vou participar ano que vem. 




Vale lembrar que as resenhas podem ser escritas em português, mas que você tem que saber o mínimo de inglês para ler as regras e se inscrever.  Os livros lidos devem ser os debutes do gênero de autor, mas você tem que respeitar o ano de lançamento do livro no seu país (no caso o Brasil), mas isso não impede de ler os lançamentos americanos também (aqueles que por ventura não foram lançados aqui ainda).

Minha lista não é definitiva ainda. Mas vamos lá...




♥The Body Finder
Kimberly Derting 
Lançamento Brasileiro - sem data definida




♥Nightshade 
Andrea Cremer
Lançamento Brasileiro -  data prevista = setembro




♥Beautiful Creatures
Kami Garcia e Margaret Stohl
Lançamento Brasileiro -  data prevista = fevereiro




♥Firelight
Sophie Jordan
Lançamento Brasileiro -  data prevista =março




♥Hex Hall
Rachel Hawkins
Lançamento Brasileiro -  data prevista = abril




♥Paranormalcy
Kiersten White
Lançamento Brasileiro -  data prevista = junho




♥ I'm number four
Pittacus Lore
Lançamento Brasileiro - sem data prevista





♥The Iron Witch
Karen Mahoney
Lançamento Americano -  data prevista = fevereiro




♥The Lipstick Laws

Amy Holder
Lançamento Americano -  data prevista = abril




♥Need (Instintos Cruéis)

Carrie Jones
Lançamento Brasileiro - sem data definida




♥The Forest of Hands and Teeth  (A Floresta de Mãos e Dentes)

Carrie Ryan
Lançamento Brasileiro - sem data definida




♥The Iron King
Julie Kagawa
Lançamento Brasileiro - sem data definida







Repararam que a maioria são lançamentos internacionais fodonicos pro ano que vêm aqui no Brasil? 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Desafio de Férias

Como comentei no sábado, a  Pam do Garota It  está fazendo um super desafio de férias, que além de ser uma forma super legal de por as leituras em dia, sera ponto de partida para  um super sorteio (que eu sei quais são os livros maravilhosos, mas não posso contar)

Eu que devoro livros como se fosse chocolate durante o ano todo não poderia deixar participar!



Essa é a minha lista ^~)

Gone - Michael GRant
Névoa do Tempo - Claudia Gray
Cheio de Charme - Marian Keyes
Sapatólatras Anonimas -  Beth Harbison
Beijada Por um Anjo - Elizabeth Chandler
Single in the City  - Michele Gorman
Trade Winds  - Christina Courtenay
Esmera - A.P Ribeiro
A Captura - Kathryn Lasky
The Half - Life of Planets - Emily Franklin

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Diário de um Anjo de Mandy Porto


Diário de um Anjo
Mandy Porto
Editora: Novo Século
Páginas: 301
ISBN: 978-85-7679-371-7
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | Cultura

Todo mundo conhece a Mandy Porto, certo? Se não for pelo seu ótimo blog literário é pelo seu livro de estreia Diário de um Anjo que hoje vou resenhar aqui o blog.  No inicio de outubro fiz uma entrevista com ela (não deixe de ler) e recebi uma copia linda-e-autografada do livro.  Já comentei bem empolgada no video de sábado que adoro anjos, então estava super curiosa para ler o debute da nossa colega blogueira. 

Elizabeth Stevens, ou simplesmente Liz, é uma garota de 18 anos bastante normal. Até que no seu aniversário de 18 anos descobre que seu falecido pai era um anjo. Se não bastasse, Liz, que em algumas ocasiões já havia demonstrado certos poderes (como o de cura por exemplo) recebe uma visita de seu próprio protetor, o seu anjo da guarda Luke, um cara gatissimo diga-se de passagem. Sim, ela não apenas tem um anjo da guarda como descobre que ela mesma é meio anjo. 

Mas com tal descoberta também chegam novos problemas. Se existem anjos obviamente existem demônios, certo? E claramente os demônios não estão para brincadeiras. Esses seres do submundo agora possuem uma arma encantada capaz de matar os seres angelicais, antes imortais. Luke e Liz terão muito trabalho pela frente, e pensar que essa guerra está apenas começando. 

A influência de Supernatural, e até mesmo Charmed, na história de Mandy é bastante clara. E isso é uma das coisas que mais me cativou na história. Adoro o estilo "Vem cá demônio que quero acabar com sua raça".Os personagens são fofos, principalmente o Luke que é a personificação daqueles caras de sonho. Realmente gostaria que esses existissem na vida real, vocês não garotas?
Também gostei bastante da Liz, que é uma antítese, durona em alguns momentos e super sensível em outros.   A narrativa é contada na forma de diário, um estilo que sempre adorei, e que até funcionou para a história. Mas o meu grande problema com o livro é que de alguma forma a narrativa ficou fragmentada. A história, a mitologia e as ideias  da Mandy são muito legais, mas em diversos momentos do livro ela perdeu o foco da narrativa, algo muito comum nos primeiros livros de um autor.  

Não foram problemas de ritmo, porque em nenhum momento a história ficou parada ou monótona, mas sim de estrutura. A história tinha tanta coisa acontecendo e tudo muito rápido, que eu ficava pensando  "porque a Mandy não desenvolveu um pouco mais aqui" ou "o que isso é relevante para a história final", que no final da leitura me peguei pensando na falta que um bom editor faz para as publicações independentes brasileiras.  Porque como vocês sabem, grande parte dessa nova geração de autores brasileiros precisa pagar para ver seu livro publicado, mas essas editoras  e selos editoriais (como no caso do Novos Talentos da Editora Novo Século) não desenvolvem esse tipo de acompanhamento nem durante a criação da obra, muito menos com ela finalizada.  Muitos desses livros, como o da Mandy, precisam de um editor no sentido estrito da palavra. Aquele responsável  a apontar falhas, propor caminhos e fazer aquele o corte no intuito de deixar a narrativa tinindo. 

Acompanho o trabalho de diversos autores e sua trajetória de publicação nesses moldes, e sei que o trabalho realizado por essas editoras é muito fraco, ou inexistente, neste quesito, o que acaba acarretando  que alguns livros  cheguem um pouco "crus" no mercado.  O que é uma desvantagem em relação aos livros de debute  estrangeiros por exemplo, que passam por um processo exaustivo de seleção, edição e revisão, até estarem lapidados e pronto para o público. 

Então tenho que admitir, que apesar de admirar a Mandy e seu trabalho, fiquei incomodada  com  a quantidade de pleonasmos, principalmente de pronomes. A protagonista ficava reafirmando de uma forma desnecessária o que ela havia feito, o que ela gostava ou era. Fiquei um pouco irritada também com a quantidade de palavras "quando" como objeto de descrição das cenas.  Alguns escorregões na coesão das frases  também aconteceram, o que comprova que uma revisão  um pouco mais atenta também é necessário. Esse é o tipo de erro que o próprio autor tem dificuldade de encontrar em sua obra, e que acontece comigo direto inclusive (um dia ainda vou ter uma revisora pros posts do blog #meu-sonho).

Em outros momentos  me peguei relendo  as páginas anteriores para ter certeza que Liz não estava se contradizendo como, por exemplo, no momento Liz fala para Luke que ele está brigando com ela como seu pai logo nas paginas iniciais, enquanto momentos antes ela já havia afirmado que seu pai morreu quando ela tinha menos de um ano.

Mas definitivamente o que mais me incomodou  foi a transformação de Luke, de insensível e durão para  loucamente apaixonado num piscar de olhos. Luke havia sido guardião de Liz por toda a vida, mas logo que ele se apresentou para ela ele ainda mantinha toda aquela "pose" clássica de anjo, sem sentimentos etc e tal.  Quando me dei por conta eles já estavam completamente apaixonados e o personagem já não era mais o mesmo. Isso foi exatamente o primeiro momento em que desejei que a Mandy tivesse desenvolvido um pouquinho mais a história, nos mostrando exatamente quando-como-e-porque essas mudanças aconteceram.
No mais, acredito que a Mandy tem um futuro super promissor, suas ideias são super legais e seus personagens agradáveis. E com o seu segundo livro, Sussurros de uma garota Apaixonada, prestes a ser lançado por outra Editora -a nova e intimista Underworld- acredito que seu trabalho só tem motivos a evoluir. 

Obrigada de novo Mandy por ter me enviado a cópia para resenha.




Quem quiser comprar o livro autografado diretamente com a editora, passa no Blog da Mandy para saber como. É só clicar no banner abaixo:

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Maldosas de Sara Shepard


Maldosas
Sara Sheppard
Editora: Rocco
Páginas: 296
ISBN: 978-85-7980-025-2
Onde Comprar:
Submarino|Saraiva|Cultura|BookDepository

Como falei no vídeo da Na minha caixa Postal de sábado (que eu gravei na sexta) estava super empolgada para começar a leitura da prova do Maldosas que a Rocco me enviou. O livro da autora Sara Shepard que foi recentemente adaptado para a telinha será lançado aqui no Brasil dia 27, e é o primeiro de uma série de oito livros (isso mesmo você me leu bem, 8 livros!).  Pode parecer estranho, mas a minha empolgação não é porque sou fã da série,  que na realidade só fui assistir depois de terminar o livro, mas sim por causa da história.

  Maldosas (ou Pretty Little Liers como no original)  é sobre  cinco amigas da pequena  e abastada cidade suburbana de Rosewood. Cada uma das garotas tem problemas e dramas que preferiam manter em segredo. No entanto,  Alison, a queen bee,  sabe cada um deles  e usa isso a seu favor, digamos, como uma forma de manipulação.  Emily, Spencer, Hanna e Aria, unidas pelo carisma magnético de Ali, agüentavam seu comportamento, prá lá de estranho, porque acreditavam que sua amizade era especial.  Até que um dia Ali vai embora depois de uma  pequena discussão em festinha no celeiro na casa de Spencer, só que ela nunca chegou na sua casa que ficava ao lado.

Três anos depois, o caso de Ali ainda é um mistério, e a  amizade das quatro amigas restantes não sobreviveu ao tempo. Além de seus dramas mais íntimos e pessoais que "morreram" com a desaparecida, as quatro ainda compartilham de um grande segredo.  Algo horrível na qual elas juraram nunca mais comentar, e que elas chamam de "aquela coisa com Jenna".

Mas esses segredos não querem ficar enterrados, e cada uma das meninas começa a receber mensagens incriminadoras de uma tal de "A". Será que Alison está mesmo de volta? E será que ela vai revelar os segredos de suas amigas? É tempo de Emily, Spencer, Hanna e Aria se unirem novamente e descobrirem quem está por trás disso, mas o que será que cada uma delas está escondendo?

Por mais que o plot lembre Gossip Gril (que eu não gosto by the way), a história de Maldosas está simplesmente em outro nível. Quando fiquei empolgada para ler o livro sinceramente esperava mais uma leitura teen com uma história divertidinha, mas ao mesmo tempo boba e fútil. Foi ai que me enganei completamente! O drama de cada uma das meninas são bastante verossímeis e muito bem desenvolvidos, e nem de longe nos lembram os draminhas fúteis de GG. 
Só para vocês entender do que estou falando ...

Enquanto Aria, que acabou de retornar da Islândia onde morou dois anos com a família,  ainda não sabe se chegou a hora de contar para sua mãe a traição do pai, ela se vê em maus lençóis quando descobre que seu novo ficante é na realidade o seu novo professor de inglês.   Hanna, que há muito deixou de ser a gordinha do grupo, agora rouba lojas por diversão numa tentativa frustrada de chamar atenção do pai ausente. A inteligente Spencer por mais que tente não consegue sair da sombra de sua irmã mais velha, que agora ficou noiva. O noivo, no entanto fica dando bola para ela, e não seria a primeira vez que Spencer beija um namorado de sua irmã/rival.  Mas nada se compara ao problema de Emily, a filha certinha de uma família  bastante conservadora, que sempre nutriu uma paixão por Ali,   suprimida até agora com a chegada de Maya, a garota da família que acabou de se mudar para a casa que um dia pertenceu a família de Alison.

A história é tão boa que quando vi já tinha terminado o livro. Aliás, a Rocco sempre acerta nas séries lançadas, já deu  para reparar?  Não sei vocês, mas quando se trata de drama adolescente sempre tomo como comparação a  minha série favorita - e perfeita - A irmandade dos Jeans Viajantes (também da  Rocco). E  Maldosas definitivamente não  fica para trás.  Este primeiro livro dá série nos apresenta todos os personagens e seus dramas de uma forma bastante convincente, e sem se tornar cansativo. Sara Shepard tem uma narrativa exatamente do jeito que eu gosto, bem fluída e  bem desenvolvida. O livro é em terceira pessoa, mas o foco narrativo se alterna entre as quatro personagens principais.  Passamos o livro montando este quebra-cabeça, repleto de suspense. E assim como as meninas queremos descobrir quem está por trás daquelas mensagens.

E para completar, aos meus olhos, a tradução  está perfeita. Quem acompanha o blog, sabe que eu tenho implicado, e muito, com algumas traduções brasileiras, mas a Rocco  (e a tradutora Fal Azevedo) acertou em cheio.  Para todas aquelas que ficaram assustadas com  as minhas criticas a tradução de Strange Angels,  em que exaltei aquilo que considero uma ótima tradução, daquelas com "alma", Maldosas é o exemplo perfeito.  Simply flawless....

E tudo isso superou toda a minha expectativa e empolgação.  Dá primeira página ao recadinho secreto de "A" apenas para as leitoras no final do livro, Maldosas é o drama teen do ano.  Você vai querer descobrir quem é a "A" tanto quanto eu... O duro vai ser esperar lançar o resto da série.
Terminei o livro tão (mas tão) empolgada que me arrependi profundamente por não ter assistido a série antes, mas esse arrependimento durou pouco. No mesmo dia, agoniadíssima para saber se a série é tão legal quanto o livro, assisti os 5 primeiros episódios da série do  canal ABC Family. E a palavra que passa pela minha cabeça é DECEPÇÃO (isso mesmo com letra maiúscula). Só o piloto já conta 70% do livro, de uma maneira superficial, apaziguada (como o nome do canal já diz, a série é bem família e omite todas as cenas mais picantes ou politicamente incorretas do livro) e tenho que confessar meio tosquinha. Dei graças a deus que havia lido o livro antes, porque se tivesse visto a série que todo mundo insistia tanto para eu ver não teria nem dado a chance ao livro.

Se você não gostou da série, leia o livro sem medo! E se você é super fã da série, leia com menos preocupação ainda, pois o livro é mil vezes melhor.  Alias, e quando não é né?

Mal posso esperar para ver o exemplar de Maldosas prontinho! Acho a capa linda, apesar das Barbies serem um pouco assustadoras. Essa é uma das poucas vezes que prefiro a capa original à capa movie tie-in.  Aliás, bem que a Rocco poderia lançar tudo bem rapidinho ( de preferencia com aqueles box bem lindos), se não vou ser obrigada a comprar a série também em inglês (tal como fiz com Jogos Vorazes). Minha estante não vai suportar séries duplicadas! Porque vocês sabem né... Qualquer bookaholik que se preze vai querer ter os livros tanto em português quanto inglês.  =X

Obrigada Rocco novamente por ter me enviado a prova.
 



domingo, 21 de novembro de 2010

Essa Semana #12


Essa Semana...
Meme semanal hospedado pelo Lost in Chick Lit, onde compartilhamos pequenas informações sobre a nossa semana literária. Tendo como principal objetivo encorajar a interação entre os blogs literários brasileiros, fazer amizades e conhecer um pouquinho mais sobre outras pessoas apaixonada por literatura. Tem interesse em participar? Saiba como aqui!
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!

Essa semana foi mega tranquilona, cheia de leituras fantásticas e livros maravilhosos..


Vem comigo na minha semana literária...

Leitura do momento:
Halo - Alexandra Adornetto

Li essa semana:
Catching Fire -Suzanne Collins
Mockingjay - Suzanne Collins
Maldosas - Sara Shepard

Resenhei essa semana:
Garota Quase 15 anos -paquerando pela inglaterra - Sue Limb
Strange Angels - Lili St. Crow

Super Posts:
Na minha caixa postal #12
A Escolha das Leitoras -Top 10's: Paixões Literárias

Ultima Compra:
Essa semana não comprei nada- nadica-de-nada

Desejo Comprar Urgentemente:
Toda a coleção do Pretty Little Liers AGORA!

Conversa imaginária com personagem fictício:
"A" você é a troll mais foda ever =x

Eu falaria para o autor:  
"Suzanne, porque porque uma série com apenas 3 livros?  (Sente o drama). Hunger Games poderia ser daquelas séries infinitas. "


Estado de Espirito Literário:
Ainda perpetua e sem palavras por causa de Hunger Games


Literary Crush (paixão literária do momento):
Peeta,  paixão eterna *-*

♥ Feito da Semana:
Respondi 213 emails seguidos \o (limpei minha caixa de entrada #o-mundo-vai-acabar)

Queria ver no Brasil:
Amy & Rogers Epic Detour

Im in mood for... (gênero literário do momento):
Sci-fy

Hey Mr, Postman (ultima coisinha que chegou do correio):
A Resposta (lançamento da Bertrand)

Super Quote:
Se você não leu Mockingjay e não quer saber um pequeno spoiler não leia a quote de hoje.No entanto, é
impossivel não postá-la. Mas, se você quer ler mesmo assim, selecione o texto para ler =)


"You love me. Real or not real?"
I tell him, "Real."

— Suzanne Collins (Mockingjay)   



Vi e viciei (booktrailers, trailers, videos whatever):
Melhor fan vídeo de Hunger Games EVER. Se você gostou do livro, MUST SEE THIS! (é uma ordem. Câmbio. Desligo)


Novidades Literárias:
Desafio de Férias do Garota It (vou fazer uma postagem sobre na 4°, mas decidi dar um aviso pra vocês já ficarem sabendo =)






IMPORTANTE - Coloquem apenas os links diretamente para a sua postagem   do Essa Semana.. Todos os links que não forem referentes ao Meme serão  deletados.




sábado, 20 de novembro de 2010

Na minha Caixa Postal! #12

 Na minha Caixa Postal
Seção inspirada no  "In my Mailbox" do blog  The Story of Siren. Em que compartilhamos os livros que chegaram pelo correio, no meu caso para a minha Caixa postal.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!

Vocês vão perceber que esse é o meu video mais empolgado de todos. Porque a minha semana foi Freaking Awesome (pra não dizer outra palavra com F). Além dos meu livros importados, comprados pelo Enderson =) em Orlando, recebi varios livros perfeitos para resenha.
Espero que vocês gostem. Gravar os videos falados  é millllllll  vezes mais fácil do que naquele estilo que fazia anteriormente. E não eu não tenho coragem para aparecer  em frente a câmera ainda, é um misto de vergonha mortal e medo de me expor de mais na internet ( espero que vocês entendam =)





Comprei/ Ganhei:
Hunger Games - Suzanne Collins (Compre: Cultura | Book Depository)
Catching Fire - Suzanne Collins  (Compre: Cultura | Book Depository)
Mockingjay - Suzanne Collins (Compre: Cultura | Book Depository)
The Extraordinary Secrets of April, May, & June - Robin Benway (Compre: Cultura | Book Depository)
Linger -Maggie Stiefvate (Compre: Cultura | Book Depository)
Radiance - Alyson Noel (Compre: Cultura | Book Depository)
The Eternal Ones - Kristen Miller (Compre: Cultura | Book Depository)


Para Análise:
Apatrida - Ana Paula Bergamasco (Compre: Cultura)
A captura - A lenda dos Guardiões- Kathryn Lasky (Compre: Cultura )
Halo- Alexandra Adornetto (Compre:Submarino|Cultura| Book Depository)
Maldosas (Prova)- Sara Sheppard (Compre:Submarino|Cultura| Book Depository)


Pessoas Citadas
Enderson Rafael (autor do Todas as Estrelas do Céu)
Gabi ( da Agito Livros)


Musicas:
♥ Bad Reputation da trilha sonora de 10 Coisas que eu odeio em você


Ps: Já terminei o Maldosas e EU AMEI , acho que vocês vão amar tb..
Ps2:  O Enderson não é o melhor amigo do mundo?  E eu mereço o título de amiga chata do ano =)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Escolha das Leitoras -Top 10's: Paixões Literárias

 Top 10's
Seção interativa com as melhores listas literárias. A cada mês sera escolhido um tema com os Top Tens favoritos, que serão apresentados em duas postagem diferentes: uma com os meus escolhidos  e outro com a escolhas das leitoras. Faça sua lista e participe!
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


Vocês devem ter reparado que  demorei para fazer a contagem de votos do Top 10's: Paixões Literárias, mas o motivo é o seguinte: Caraca nunca pensei que teria que contabilizar 93 votos em 10 categorias livres, o que resulta em 930 respostas, cada uma super diferente da outra.
Vai dizer que é não é um sucesso?  O único probleminha é que eu tive que contabilizar cada voto na mãe, então eis a demora.
Como eu não quero que essa demora se repita, bolei uma nova maneira para a votação do mês que vem. E que obviamente facilitará o meu lado, mas deixa comigo que explico no próximo Top 10.

O resultado desta votação, e ainda mais as dezenas de candidatos  votados para o top dez paixão literárias, foi super divertido. Tenho que admitir que varias coisas eu não havia previsto tais como: Draco recebeu mais votos que o Harry em si *-* ( bad boys gone wild)... Foram tantos votos legais e diferentes que me divertir muito lendo as listas... então vamos lá ao resultado:


1- Mr. Darcy  ( Orgulho e Preconceito- Jane Austen)

2- Jesse ( Série A Mediadora - Meg Cabot)

3- Patch ( Sussurro - Becca Fitzpatrick)

4- Michael (Diários da Princesa - Meg Cabot)

5- Sam ( CAlafrio - Maggie Stiefvater)

6- Aragorn  (Senhor dos Aneis -  Tolkien)

7- Percy ( Percy Jackson e os olimpianos - Rick Riordan)

8-Cal (Todo Garoto Tem- Meg Cabot)

9- Luke ( Becky Bloom - Sophie Kinsella)

10- Dex  (O noivo da minha melhor amiga- Emily Giffin)





No inicio de dezembro farei um novo Top 10's. \o
Alguma ideia pra lá de legal?


Quem não viu a minha postagem de Top 10 paixões literárias, passa lá =)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Strange Angels de Lili St. Crow


Strange Angels
Lili St. Crow
Editora: Novo Século
Páginas: 287 páginas
ISBN: 978-85-7679-392-2
Onde Comprar:
Submarino|Saraiva|Cultura|BookDepository

Quando vi que esta serie estava sendo lançada no Brasil pela Editora Novo Século não resisti. Já venho acompanhando o burburinho sobre ela nos blogs estrangeiros faz tempo, e não podia deixar de aproveitar a promoção de 19,90 ( minhas conversas no gtalk com a Pam sempre acabam em compras, ai meu bolso).
Strange Angels da autora Lili St. Crow é o primeiro livro da série sobre Dru, uma caçadora de monstros. O plot central pode ser descrito como Supernatural-encontra-Buffy-encontra-Lost Girl, então quem gosta do estilo vai adorar o livro. 

Dru Anderson nasceu com um dom, "o toque" como sua falecida vó chamava. Entre sonhos premonitórios e visões ela é uma ajuda indispensável para o trabalho do seu pai: caçar monstros.  Essa garota de 16 anos, durona por natureza, cresceu mudando de cidade a cada novo "trabalho" do pai, principalmente depois do falecimento de sua avó e mãe. Zumbis, Chupa-sangues e Lobisomens  são apenas  algumas das criaturas que eles vêm enfrentando juntos nos últimos anos. Todas elas seres do "Mundo Real", um submundo negro e cheio de criaturas nada agradáveis. 

O que fará Dru quando em uma noite seu pai sai sozinho para um serviço ( algo nada usual) e não retorna no dia seguinte? Alias, ele retorna.. só que não do jeito que ela esperava.
Sozinha no mundo ela precisa descobrir o que aconteceu com seu pai e dar o fora dessa cidade sem sal e muito fria para o seu gosto. É quando Dru conhece Graves, um garoto meio gótico e magrelo que vive numa sala escondida dentro de um Shopping Center. Apesar de seus extintos de caçadora  dizerem para ela não  confiar em ninguém, uma amizade com este rapaz simpático e solitário talvez seja o que ela precisa, porque afinal de contas por trás daquela  couraça de "garota pronta para tudo" ela ainda não está preparada para se ver sozinha no mundo, principalmente um mundo com tantas coisas sobrenaturais e maléficas a solta.

Normalmente os livros que eu compro acabam entrando numa lista de espera interminável. É uma vergonha eu sei, mas quase nunca consigo dar uma chance a eles porque me sinto culpada olhando  pra pilha de livros de parceria me encarando acusatoriamente.  Mas semana passada ( e essa semana também, mas não contem pra  ninguém que é segredo shhhhhhhh) por causa do meu estado gripal eu me permiti um agrado. Impossível de resistir a essa capa linda  de morrer! Aliás, todos os livros da série tem capas lindas, mal posso esperar para ler os outros.

Devorei o livro obviamente (seria estranho se não devorasse).  Dru é uma protagonista "supimpa", forte, corajosa e ainda é boa com armas. O que mais a gente poderia pedir? Graves é super mega fofo, mas  quem ganhou meu coração foi o Christophe, o  djamphir ( filho de um vampiro com uma mortal) que vem dar uma ajuda para Dru.  O garoto chegou arrasando.. =x

A narrativa também é muito legal, apesar dos pensamentos da Dru em itálico em excesso me irritarem um pouco de vez em quando.  Mas tudo isso é fácil de superar porque a história vale a pena. Do começo ao fim é emocionante, alias adoro  livros YA assim cheios de suspense.
Normalmente não sou fã dos primeiros livros de séries, muitos autores se perdem na explicação da mitologia, uns falam de mais outros de menos, e eventualmente o primeiro livro fica uma concha de retalhos, cheio de informações, mas Strange  Angels realmente foi um bom começo de série, tem explicações na medida certa, tem ação, história, amizade e até um inicio de flerte.

Já deu pra perceber que eu A-D-O-R-E-I o livro, right?  Agora chegou a hora do, mas...
Muitas de vocês já me viram comentando no twitter, ou aqui mesmo no Essa Semana, que eu não gostei da tradução da Novo Século. Não foi das piores que já vi (vide Maya Fox), mas tenho que admitir em algumas partes faltou um pouco de coerência que a leitura parecia meio travada, meio mecânica, sabe? Isso porque não vou nem começar a falar do Cê, porque jájá falo dele. 

Sou da opinião que tradução é uma arte, tanto quanto a arte de escrever o livro. Um bom tradutor não só adapta ele capta a essência  da obra, o estilo do autor e transpassa pra a nossa língua. Não é apenas uma mera substituição de palavras do inglês para o português, vocês me entendem?
E quando o tradutor é BOM com letra maiúscula você nem sente que esta lendo uma tradução, ela é tão natural que passa despercebida (o que é uma tristeza porque esses invisíveis que merecem os melhores aplausos). Agora quando você se pega imaginando como aquilo que você está lendo seria em inglês, ou como aquilo poderia ter sido melhor colocado, você pensa "pera lá... tem algo errado"

Minhas impressões sobre a tradução de Strage Angels poderiam ser apenas essas, a ausência daquela "alma" na tradução.  Mas aquele Cês pra cá e pra lá me irritaram profundamente. Gente do céu, o livro não é uma revistinha do Chico Bento, pelo amor de deus!
Se a versão em inglês é a abreviação "u" ou "ya" (o que eu acredito que seja), na língua original "falada" a pronuncia não muda, então pra que mudar  na tradução. Uma coisa é falar "Cê foi na escola hoje", mas  escrever assim aqui é outros quinhentos. Entendo que a intensão do tradutor deve ter sido a melhor do mundo, mas realmente deixou o livro irritante. Daqueles de querer jogar o livro longe se visse mais um "Cê" pela frente. E olha que normalmente eu não me sinto assim não em...

Estou pensando seriamente (ai meu bolso) em comprar a série em inglês mesmo.  Aliás, ultimamente é só o que tenho feito...

No entanto, o lançamento aqui no Brasil tá sendo super bem divulgado. 

E as capas dos próximos livros da série (Defiance só ano que vem)