segunda-feira, 5 de março de 2012

Trono de Fogo de Rick Riordan




Trono de Fogo
As Crônicas dos Kane #2
Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 398
ISBN: 9788580570922
Onde Comprar:
Submarino | Cultura | Book Depository

Desde que descobri as maravilhas do tio Rick Riordan eu aguardo os lançamentos como criança a espera de doce, literalmente super-dupper empolgada. E quando Trono de Fogo chegou aqui, perto do Natal, eu mal podia esperar para começar a devorá-lo freneticamente. Infelizmente muitas coisas aconteceram de lá para cá, e muitas delas não foram divertidas, aliadas a falta de tempo, acabou que peguei a sequencia do maravilhoso A Piramide Vermelha ( Anúbis s2 / leia a resenha do Lost) faz pouco mais de duas semanas . Isso mesmo levei duas semanas para conseguir terminá-lo, e não, não foi porque ele é  chato, mas sim porque tive algumas peripécias no meio do caminho, afinal de contas, se não tivesse meu nome não seria Julianna Steffens. 

Estava até pensando que os deuses não queriam que eu terminasse de ouvir o relato de Sadie e Carter! Acabou que pela primeira vez na vida - ai ai ai o desespero- eu perdi um livro. Sim! Acreditem foi desesperante ( deve ser assim quando a mãe percebe que perdeu o filho dentro do supermercado), pelo menos foi quando eu descobri que tinha perdido. 

Deixa eu contar/desabar para vocês então: Sábado eu estava toda saltitante-serelepe indo para o trabalho com o livro na mão ( bolsa pequena e lotada, sabe como é), parei na feirinha e comprei aquelas bolachas do capeta, gostosas como só bolachas de feira conseguem ser.  Parei também no mercado pra pegar meu vicio negro ( vulgo Coca-Cola Zero), porque isso que é empolgação gente, sábado oito horas da matina e eu lá empolgadona indo de canto a canto a pé no sol. Trabalhei, fui pra casa de carona, e talvez por isso só me dei conta que havia esquecido o livro no trabalho horas depois, quando quis pegar para ler. Tive que aceitar resignada minha burrada e esperar até segunda para continuá-lo (tortura-tortura), mas tchan-tchan-tchan quando cheguei na Oficina de Arte Meise segunda-feira o livro não estava em lugar nenhum. Imagina o desespero?  Pensei que havia deixado o livro na feirinha, e só iria conseguir descobrir no sábado seguinte, o que significava que ia ficar morrendo aos pouquinhos por mais 5 dias inteiros. Desespero total! ( nem pensar o mantra Don't Panic! Dont't Panic! adiantou . Minha gerente, e amiga Laurinha ( que entende meu vicio literario) me convenceu a ir no supermercado dar uma perguntada lá também ( vou deixar claro que a salada de fruta que ela queria não tinha nada haver com o assunto). Acabou que o livro estava mesmo no supermercado, eu havia esquecido no caixa e quando me chamaram eu não escutei porque estava com o fone no ouvido. Só então pude respirar aliviada. E só depois dessa história imensa é que posso contar para vocês um pouco da história:

 Em o Trono de Fogo, Carter e Sadie, precisão impedir que Apófis se liberte de seu cativeiro e destrua o mundo que conhecemos. E a unica maneira de impedir tal calamidade é tirar o grande Deus Sol da aposentadoria, e para isso eles precisasão do Livro de Rá.  O  livro de Rá foi fragmentado em três papiros escondidos pelo mundo. Com a ajuda dos seus novos discipulos, Walt e Jaz, e do deus menor (literalmenta anão) Bes, além de seus amigos de sempre,  Bastet, Khufu e Anubis, eles terão que lutar com outros deuses que não concordam com o retorno de Rá, além do mago maligno ( ou sorveteiro do mal -oiq!) Menshikov, o terceiro maior mago da Casa da Vida. Esses dois irmãos corajosos e hilários irão passar bons bocados, e como todos os livros do tio Rick é emoção do começo ao fim.

Eu sou suspeita a falar porque sou fã de todos os livros do Rick e tenho um carinho especial pela Saga dos Kane. Desde criança nutro uma adoração por mitologia egípcia, e até meus bons 10 anos se alguém me perguntasse o que eu queria ser quando crescer eu falava com orgulho: Arqueóloga ou Paleontóloga ( Oi Jurastic Park meets Em busca do Vale Encantado). Mas uma coisa é notável, apesar de termos uma narrativa mais leve e descontraída ( cheia de humor entre irmãos) alternada entre Sadie e Carter, a magnitude da mitologia egipicia e o seu distanciamento com nossa cultura atual acaba deixando O Trono e Fogo e A Pirâmide Vermelha livros um pouco mais densos que as outras duas séries de mitologia greco-romana de Riordan. E o motivo disto é límpido como o Nilo (cá pra nós se é limpido, ou não, eu não sei,  mas que  a expressão casou bem casou), ainda hoje somos influenciados diretamente pela cultura greco-romana diariamente, seja politico, econômico como - e principalmente- socialmente. Basta só pensar na nossa educação escolar: quanto meses passamos estudando Roma e Grécia? Agora pensem quanto tempo passamos estudando Egito? Pense então na relação de duração de ambas civilizações? Reparou o quão pouco estudamos de mitologia e história egípcia?

Não é que a mitologia seja mais intrincada, mas não temos aquele conhecimento prévio dos seus nomes e personagens principais, e  no começo essa falta de bagagem faz termos que voltar e reler os nomes anteriores para não confundir os personagens e suas motivações, o que pode ser cansativo para o leitor menos proativo. Para mim isso não faz muita diferença sinceramente, no entanto, não consigo deixar de comentar. A dica é: ficou na duvida, vá até o glossário no final do livro, ele é super util!

Vários outros personagens menores são introduzidos na trama, inclusive uma brasileirinha, a Cleo, uma das discípulas que vão treinar no Brooklin com Carter e Sadie. Não é muito amor pessoal? Fiquei toda -oinnn- quando li! A Jaz e o Walt são também muito queridos, mas tenho que admitir que fiquei com um pézinho atras com o Walt durante todo o livro. Ele e Sadie estão de paquerinha, o que coloca em duvida o "relacionamento" de Sadie e Anubis, que é o meu queridinho. Acho que os dois são super OTP, e o Walt meio que veio colar pimenta naquilo que eu já estava tomando como certo.
Só que lá para o final, eu também fui me apaixonando pelo Walt, não tem como não ficar triste pela sua história, e isso acaba te conquistando. Anúbis continua sendo o meu favorito, mas o Walt já conseguiu um espacinho no meu coração.

Enfim, Trono de Fogo é uma sequencia mais que digna para a Pirâmide Vermelha, e mal posso esperar pela próxima aventura de Sadie e Carter.
Acho digno também a Intrínseca tentar mais uma vez trazer o Rick para a Bienal esse ano. Eu sei que é complicado e que eles tentam todos os anos, mas a agenda do cara é foda, porque ele tem que lançar um livro a cada 6 meses.  Mas vai dizer que não seria um sonho  ter aquela pilha imensa de livros autografada!






10 comentários:

  1. Ju, rindo litros com a saga do livro perdido :-)
    Aqui em casa nós amamos essa série. Eu leio com meus filhos e é uma experiência incrível.
    Tio Rick sabe mesmo como encantar pais, filhos e afins. Adoro !
    Saudadinha de passar por aqui mais vezes :-)

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luka, eu acho realmente que o Rick é um aprendizado pra todas as idades. Quem me dera ter aprendido história assim!

      Excluir
  2. Estou louco pra ler esse livro! Gostei muito do 1º!
    Acho que depois da sua resenha vou comprar ele, me bateu uma saudade do Carter e da Sadie kkk
    Me diverti muito no primeiro livro, acho que esse deve ser tão engraçado quanto.
    Muito boa sua resenha.
    Beijos
    Wallace- ecolivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nenhum mas morro de vontade.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, eu imagino o seu desespero ao perder o livro! O.O Imagino que eu teria um ataque cardíaco :/ Mas, voltando ao livro, ainda não li nenhum livro do Rick tenho até muita vontade mas, ainda não consegui parar e pegar um pra ler :/

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu já li toda a série do Percy e estou acompanhando as crônicas dos Kane e tenho que dizer, amo todos os livros do Rick, são perfeitos!!!

    Lay Almeida - De Tudo um Pouco
    http://layalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sou fã de carteirinha do tio Rick, então sou muito suspeita pra falar sobre ele.
    Quando peguei As Crônicas dos Kane pra ler ainda torci um pouco o nariz por ser mitologia egípcia, que eu costumava detestar.
    Mas tem como não se apaixonar por Sadie, Carter e Bastet?
    É incrível!

    ResponderExcluir
  7. QUERO LEEEEEER! *_*
    Adoro Mitologia. Li apenas a série de Percy Jackson, e sou louca pra ler os outros livros que ele escreveu!!

    ResponderExcluir
  8. Juuuh, quando eu era mais nova eu também falva que ia fazer arqueologia E que eu ia acha a Cleópatra HSUSAHSAUH. Agora decidi por história =D Mas tio Tick é foda, ele adapta muito bem a a mitologia nos dias atuais, de forma leve e suuper divertida. Torço muito pro Anubis, mas o Walt ficou tão fofo depois ♥ e eu fiquei triste pelo Carter, por causa da Zia =/

    ResponderExcluir
  9. aaaaaaaaaah eu quero demais esse livro!!
    Ta na meta pra 2013 :D

    simplesmente adorei seu blog, é tudo!
    Já estou seguindo
    www.geehzbookshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.