domingo, 25 de setembro de 2011

Antes que eu vá de Lauren Oliver



Antes que eu vá
Lauren Oliver
Editora: Intrinseca
ISBN: 978-85-8057-059-5
Número de páginas: 358
Onde Comprar:  Cultura | Submarino | Book depository
A temática de Antes que eu vá da autora americana Lauren Oliver, recém lançado pela Editora Intrínseca, sempre me chamou atenção. Vocês sabem que eu adoro um bom drama jovem adulto, e desde o seu lançamento lá fora venho esperando -e criando coragem para falar a verdade- para lê-lo. Principalmente por se tratar de algo intrinsecamente ligado a uma coisa bem pesada, pelo qual já passei e sei que muitos já passaram ou passam: o bullying.

Bullying, morte e os dramas da vida dos adolescentes  sãos os temas abordados em Before I fall. Sam é uma garota popular com tudo que esse título acarreta. Suas inconsequências, preconceitos, mania de superioridade e atitudes tão levianas quanto cruéis. Sam não é deliberadamente uma má pessoa, mas também não é boa. É alguém como eu e você, alguém capaz de fazer comentários maldosos sem sequer pensar nas consequências. 

Ao morrer num acidente de carro na volta de uma festa com as amigas, Sam entra em um loop do tempo em que revive seu ultimo dia sete vezes. Por sete vezes ela é capaz de modificar suas ações, e como num efeito borboleta, modificar a vida daqueles que a cercam, mesmo que não seja capaz de mudar seu próprio trágico destino - por mais que tente.

O que ela deveria mudar? A relação superficial com sua irmã e seus pais. Deveria tentar salvar a garota motivo de chacota dela e de suas amigas sem motivo por tantos anos? Deveria perceber o que há de belo e adorável em Kent, um garoto "alternativo" (essa é pra você Denise que precisa aprender a apreciar esse tipo fofíssimo de garotos)  que era seu amigo na infância e que é muito mais interessante que seu namorado atual e popular, Rob? 

Muito mais do que fazer a coisa certa, Sam entra numa jornada de amadurecimento, de auto reflexão e redescobrimento. Em que o certo e o errado são altamente mutáveis e capazes de modificar coisas de uma forma as vezes catastrófica, como o bater de asas de uma borboleta capaz de gerar um furacão no outro lado do mundo. 

Quem me acompanha no twitter sabe que, durante a ultima semana, senti vontade de chegar atrasada ao trabalho diariamente, tudo isso pela incapacidade de conseguir fechar Antes que eu vá. A cada vez que eu fechava o livro eu pensava: como é injusto ter que parar nessa parte tão foda! E quando uma leitora me comentou que todas as partes eram assim fui obrigada a concordar. Lauren Oliver criou uma narrativa ao mesmo tempo densa e dramática, mas repleta de uma esperança cativante de uma vida - ou morte, até mesmo quando Sam já havia se conformado com seu destino. 

 Isso que nem cheguei a comentar sobre o bullying ainda. Julie Skies é aquela garota ou garoto que você conhece - ou se reconhece. Oprimido, excluído da hierarquia escolar sem ou com ínfimos motivos. Eu não tenho vergonha de contar que sofri bullying em diversos períodos da minha vida escolar, nada tão intenso como aconteceu com Julie of corse, mas tão cruel, avassalador e debilitante quanto. Não vale a pena relatar esses momentos cruéis, mas no decorrer do livro foi impossível não revive-los tão intensamente de uma forma que não revivia há anos.  Vi-me na timidez daquela Julie estudiosa escondida atrás dos cabelos, daquela Julie incapaz de lutar e de impor por anos de verdadeiros maus tratos - porque essa é a definição fatídica do bullying: maus tratos. Mas diferente de Julie, que naquele momento de extremo desespero não conseguia ter esperança de um futuro, superei e dei a volta por cima, porque o que não te mata te deixa mais forte, sabe? E nada é mais libertador do que o momento que você realmente percebe que a opinião que os outros tem de você não te define e que você não precisa –e não deve- viver para agradar 100% das pessoas ao seu redor, porque isso simplesmente não acontece, não existe. 

 Antes que eu vá é o tipo de livro que te deixa com um nó na garganta, que te faz ao mesmo tempo refletir sobre sua vida e sobre o impacto que suas ações, por mais rotineiras e fúteis que sejam, são capazes de afetar a vida do próximo, tanto para o bem quanto para o mal.  Não foi uma vez que derramei lagrimas durante a leitura, na verdade quase cheguei soluçando ao trabalho ontem pela manha quando me faltavam apenas 10 páginas para terminá-lo. Também não foi uma vez que me vi refletindo sobre a minha vida, ou sobre o que eu faria no lugar de Sam.

Foi uma leitura tão impactante, provavelmente a mais impactante do ano para mim, que mal consigo formular uma resenha coerente sobre o que achei do livro, mas vocês sabem... Acredito fielmente que bons livros são aqueles que te fazem sentir alguma coisa: identificação, vontade de sonhar, raiva, amor, esperança ou que te faça refletir sobre um pouco de tudo isso.  E neste ponto Lauren Oliver me acertou em cheio, fazia tempo que não me sentia tão consumida e imersa numa leitura como me senti nesta.
Não tenho como não indicar Antes que eu vá, mas que o livro deveria vir com um aviso em letras garrafais de  “não leia sem a presença de uma caixa de lenços”, deveria! 

13 comentários:

  1. Terminei a leitura deste livro hoje e simplesmente AMEI a história e narrativa da autora!
    Também achei muito difícil encontrar um ponto de parar a leitura; cada fim de capítulo aumenta ainda mais a vontade e curiosidade de continuar lendo!
    Tua resenha foi perfeita e relata muito bem tudo o que senti a respeito dessa linda história! Acho até que Juliet ou Kent mereceriam um livro sobre eles, ambos são personagens fascinantes e cativantes!
    Leitura recomendadíssima!

    ResponderExcluir
  2. estou ALOKA pra ler esse livro! pedi de amigo secreto literário hahaha vamos ver se a minha amiga me dá.

    e a capa? lindíssima.

    ResponderExcluir
  3. Já preenchi minha cota de leituras impactantes esse ano..
    Deixarei esse para 2012, pode ser??
    Ainda me recuperando de "Questões do coração" da autora mais malvada da literatura!! Má Emily, má!!

    ResponderExcluir
  4. diariogarotaloucalouca.blogspot.com
    e modalaecia.blogspot.com
    amei aqui
    me segue?

    ResponderExcluir
  5. Nossa, é forte o livro, hem! To com uma lista enorme aqui, mas acho que vou colocar esse como uma das prioridades... chamou muuuito minha atenção!

    Nunca mais tinha vindo aqui! tava com saudades :)

    ResponderExcluir
  6. Pela capa, juro que pensei que a história seria uma coisa totalmente diferente. Mas, pelo jeito, é bem no estilo "Um dia", né? O paradoxo "o que é a minha vida é" X "o que minha vida poderia ter sido".

    Quero ler!

    ResponderExcluir
  7. Muitas pessoas estão comentando sobre esse livro, parece ser muito bom memso. Espero poder ler em breve (:

    Beijos,
    Andresa Vidal
    www.inbookshelf.com

    ResponderExcluir
  8. Aai, tenho medo de ler esse livro, geralmente não gosto de coisas com finais trstes e tenho medo de ser esse o caso! Nunca me interessei muito pelo livro, mas depois dessa resenha eu realmente criei minhas certas dúvidas auha. Parabéns pela resenha ótima.

    ResponderExcluir
  9. Agora fiquei com muita vontade de ler, não sei mais o que fazer com essa lista enorme de livros que PRECISO ler, sem contar que não tenho dinheiro para comprar tudo...

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Td bem?

    Eu estava na livraria Saraiva outro dia,e quanse comprei esse livro *-*
    Mas estava carinho.Vou esperar baixar um pouco o preço ;)
    Estou curiosa para saber se ela vai conseguir desvendar todos os mistérios que envolvem sua morte.

    SEGUINDO,BEIJOS^^

    http://girlsupimpa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava nem se valia a pena. Depois desse post ele entrou pro meu próximo carrinho de compras :)
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Descobri já algum tempo que meu gosto pra livros é muito parecido com o seu, então quando você ama, eu posso comprar tranquila que sei que também vou amar... Assim foi com Antes que eu vá, a principio não me encantei com o assunto, mas quando vi sua resenha resolvi comprar e não me decepcionei! AMEI o livro. Devorei em 2 dias, dormi tarde, cheguei atrasada no trabalho, sonhei que morria, me vi completamente envolvida na história... Amei Todas as partes em que Kent aparece. Você tem razão, o livro é especial e faz pensar muito em nossos próprios erros. Obrigada pela dica! Candida

    ResponderExcluir
  13. É quase impossível parar de ler, a história nos prende. Queremos saber como Samy age a cada situação, no começo detestei-a pela sua forma de agir e depois me encantei com suas drásticas mudanças. Ameei tanta o enredo como a capa que foi o que me chamou atenção para querer lê-lo e compra-lo. Será que vão lançar o filme?Gostaria muito que houvesse *-*
    Beeijos:*

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.