sábado, 13 de agosto de 2011

Uma manhã gloriosa de Diana Peterfreund


Uma manhã Gloriosa.
Diana Peterfreund
Editora: Record
ISBN: 9788501092526
Número de páginas: 267
Onde Comprar:  Cultura | Submarino | Book Depository


Estou com um milhão de resenhas para escrever (ok 13, mas é bastante mesmo assim), e outro milhão de livros para ler (alias deixei dois pela metade - From Nothing Hill with love Actualy e Storm Born), mas simplesmente não resisti quando Uma manhã Gloriosa chegou na minha porta em uma manha nada gloriosa.  Não sei explicar para vocês o motivo da empolgação por esse livro. A sinopse é legal é, mas também não é extraordinária E a capa, bem (apesar de ser fã confessa de capas movie tie-in) não é das melhores. E isso é tudo de negativo que vocês me verão falando sobre esse livro ( e o filme, que apertei o play cinco segundos depois de terminar o livro de tão empolgada que estava) nesta postagem.

Minha semana estava uma droga de todas as formas possíveis  e eu definitivamente precisava de um livro light and fun para encarar uma rotina do caramba. Então quando o Seu Eloi ( meu porteiro querido que sempre me alegra pelas manhas com pacotinhos maravilindos) me entregou o pacote que viria a ser de  Uma manhã Gloriosa, eu já estava com dois livros semi-lidos na bolsa, mas assim que sentei no banco do onibus, pensei What a hell! Eu mereço me divertir! E quem melhor que Rachel McAddans e Harrison Ford  num working girl lit, ali na minha frente pedindo para ser devorado?
Digo devorada de uma maneira que ainda não havia devorado nada este ano. Vocês sabem que tenho me matado de trabalhar, e que até pra postar no blog eu fico no dilema cruel : Posto ou durmo? Eis a questão. Mas Uma manhã Gloriosa foi devidamente devorado em duas idas e voltas do trabalho.

A história é simples, Becky Fuller é produtora num programa matutino a lá Ana Maria Braga de New Jersey.  Trabalha duro, acordando literalmente de madrugada (1:30), todos os dias há 10 anos, ou seja, não tem vida social muito menos sexual, mas nem tudo parece perdido, ela está prestes a receber a promoção de sua vida, em que assumiria o cargo de Produtora Senior. Só que nem tudo sai como o esperado, e na realidade a promoção acabou sendo a sua demissão.
Sem diploma e sem grandes conexões no mundo televisivo achar um emprego não estava sendo fácil. Até que lhe oferecem o capenga Daybreak, o azarão no ibobe matutino da rede nacional. E o que aparentemente poderia ser a sua grande virada rapidamente vira uma grande confusão. Becky não apenas demite o seu ancora slash tarado sexual no primeiro dia de trabalho como tem que lidar com uma verba minima. Para piorar a situação ela consegue forçar Mike Pomeroy (no filme Harryson Fodão Ford), um ancora carrancudo e enjangado em matérias de  cunho investigativo, seu ídolo desde a infância, a trabalhar num programa leve matutino que mistura matérias sobre câncer de próstata com lasanhas.
Mike é osso duro de roer, e começa a transformar a vida de Becky num inferno. Para piorar, se ela não der um jeito no velho rabugento e aumentar significativamente a audiência o programa vai ser cancelado. A única coisa boa de tudo isso é Adam Bennet  (no filme interpretado pelo fofíssimo Patrick Wilson, o Nite Owl de Watchmen), outro produtor da IBS que também foi massacrado por Mike.

Uma Manhã gloriosa é um romance de Diana Peterfreund, baseado no roteiro de Aline Brosh McKenna, ou seja, ele seguiu a ordem inversa das coisas, primeiro foi pra telona e depois virou livro, mas sinceramente não parece. O livro, como é de se esperar, é uma leitura levíssima, perfeita para relaxar e se divertir, tem uma narrativa e uma protagonista extremamente cativante e adorável. Eu adorei todos os personagens, desde Ernie o animado e amalucado homem do tempo ao sarcástico mas no fundo querido Mike. Me apaixonei pelo fofo do Adam e me identifiquei pra caramba com a verborragia da Becky.
Fiquei tão empolgada com a história toda que cheguei em casa hoje, logo após terminar o livro no onibus e fui direto assistir o filme, que me esperava desde ontem. O filme também é ótimo, fofo, engraçado, mas não surpreendentemente o livro é significantemente melhor (apesar de toda aquela coisa da ordem inversa supracitada). É claro que adoro ver o Harrison Ford interpretando personagens turrões que me lembram sempre meu adorado Han Solo, e só isso já vale o filme, mas para mim ficou faltando um pouco daquela coerência cronológica do livro, e algumas cenas hilárias do livro ficaram um pouquinho mais exageradas do que eu achei que ficariam. No entanto no final das contas, ainda é um filme cute, perfeito para uma noite com as amigas ( eu vou re-assistir hoje ainda com  a Denise e o Maicon, sabe como é!).


Outro ponto que não posso deixar de comentar é o fato de Uma manhã gloriosa ser um ótimo exemplo de chick lits conhecido como Working Girl lit (leia mais sobre os tipos de chick lit aqui). O que é uma coincidência e tanto, pois ainda essa semana respondi uma entrevista em que uma das perguntas me questionava sobre as protagonistas chicklitianas serem mulheres dependentes da aprovação masculina através do casamento para obter reconhecimento social.  Então vou compartilhar com vocês a minha opinião: Eu acredito que até possam existir chick lits que reforcem essa dependência de aprovação, mas que no seu âmago em todos eles sem exceção as protagonistas procuram a tão idealizada felicidade, sejam elas financeiras, profissionais ou amorosas. O casamento é apenas uma consequência da procura à felicidade através do amor, e não um objetivo propositalmente determinado. E Uma manhã Gloriosa acabou sendo um exemplo perfeito de chick lit que não caracteriza essa dependência. Existe romance, existe. Existe um cara fofo que nós cria expectativas irrealistas sobre homens e que nos fazem suspirar, existe. Mas esse não é o pronto central da história. Uma manhã gloriosa gira em torno da procura da felicidade através da paixão pela profissão, da mesma forma que tantos outros fizeram antes (só vou citar um icônico: O diabo veste Prada).

Enfim, Uma manhã Gloriosa é uma diversão garantida, uma leitura de uma tacada só. Por isso digo sem sombra de duvidas:
 Leia o livro. Veja o livro. Ou se preferirem: Leia o filme. Veja o livro. Só não deixem de colocá-lo na sua lista de Must Read.



15 comentários:

  1. O livro está na minha wish-list faz muito tempo, mas não por causa da história. E sim por causa da Diana, que é uma das minhas escritoras favoritas. Adoro a série Sociedade Secreta. Nunca tinha lido a sinopse de Uma manhã gloriosa, mas acabei me interessando agora por causa da sua resenha! Fazia séculos que eu não visitava o seu blog, que saudade *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Ju!
    Li o livro tb, mas confesso não fiquei empolgada como você.
    Achei a história muito corrida.
    Comprei pela autora (na época não sabia que era um filme transformado em livro), mas fiquei decepcionada.
    Adoro a série Sociedade Secreta da Diana e pensei que fosse curtir o livro tb, mas ele me deu sono.
    Mas embalada com a sua empolgação, vou baixar o filme para ver depois.
    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Não vou ler, já que vou postar resenha tb!
    hehe

    Vim só conferir o tamanho.

    Tô chegando pra gente ver o filme! yey

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o filme! Fiquei animada com sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Eu só vi o filme, e gostei.

    O livro parece mil vezes melhor, e fofo, e tudo o mais que um bom chick-lit tem ^^

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar mt bem da autora, e estava curiosa para ler Sociedade Secreta.Sempre que eu passo aqui saio com uma idéia de qual vai ser minha próxima leitura. Por isso vou dar um jeitinho de encaixar mais esse livro na minha lista.
    Bom filme pra vcs!

    ResponderExcluir
  7. Já vou botar na minha listinha *.*
    Pela sua resenha lembrei do livro Sushi da Marian Keyes, talvez pela esperada "promoção" virar uma terrivel "mudança de emprego", hehe.
    Sua resenha me deixou empolgada \o/
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Mais um na lista de Vou ler, e já vou procurar o filme para baixar.
    Ele parece ser super legal.
    Muito obrigada pela Resenha Ju

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana! Só vim aqui avisar que temum selinho te esperando lá no meu blog! http://memoriasdeguigui.blogspot.com/2011/08/selinho-e-meme.html
    Bjo
    =D

    ResponderExcluir
  10. Oi Juh!!!

    Hj já é a segunda resenha super poditiva que leio sobre o livro e o filme... Ainda não li, nem assisti, mas vai entrar na fila com certeza!!!
    Parece fzr bem o estilo que eu gosto de ler... Adorei!!!

    Beijos, Karina!!!

    ResponderExcluir
  11. Esse filme estava aqui em casa! hauahuahauha e o pior é que não assisti, mesmo minha mãe dizendo que eu deveria porque era bom rss

    vou ver se alugo de novo. O livro parece bom também hehe, leria com certeza

    teh mais

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju :D
    Vivo nesse blog e amo suas resenhas, mas nunca comentei.
    Eu estou comentando agora porque na verdade preciso da sua ajuda.
    Minha prima achou um livro que ela ia me dar de presente e eu estou muito curiosa pra descobrir que livro é.
    Mas ela viu tem tempo e não lembra de quase nada.
    Ela lembra que a capa do livro é de dois all stars,um de um homem e o outro de uma mulher na ponta do pé...
    A história é mais ou menos de uma garota que se apaixona por um cara que tem namorada.
    Eu queria saber se você tem ideia de que livro possa ser esse.
    Já que você lê bastante e entende disso.
    Por favor me ajuda.

    ResponderExcluir
  13. Rebecca acredito que seja Ninguem como você:
    http://www.lostinchicklit.com.br/2010/11/ninguem-como-voce-de-lauren-strasnick.html

    ResponderExcluir
  14. É esse mesmo Ju ^^
    Muito obrigada!!
    Eu fiquei procurando ontem a noite toda e não encontrei.

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaaaaaai eu to louca por esse livro, acho que já te falei! E tua resenha só me deixando mais na vontade... hahahaha :D
    Nem sabia que ele era baseado no roteiro, e não o contrário! Quero muito ver o filme também! :D:D

    Beeeijo, Juh
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.