terça-feira, 9 de agosto de 2011

Top 10 : As melhores séries



 Top 10's
Seção interativa com as melhores listas literárias. A cada mês sera escolhido um tema com os Top Tens favoritos, que serão apresentados em duas postagem diferentes: uma com os meus escolhidos  e outro com a escolhas das leitoras. Faça sua lista e participe!
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


Estou a tempos tentando sentar pra escrever um Top 10, que é uma das minhas colunas preferidas do Lost, só não sabia de qual tema. Foi apenas perguntar pra dona @deniseayres (que quase nem teve tempo de opinar) que uma luz como em desenho animado se acendeu acima da minha cabeça. Eu - Julianna Steffens-  fiz recentemente minha segunda e terceira tatuagem literária ( um mockingjay de Hunger Games e um raio homenageando os 11 anos de magia  de Harry Potter, que agora fazem companhia a minha molnija de Vampire Academy).  Pensando nelas percebi que- BAH - nunca tinha feito um Top 10 melhores séries literárias. Como é que eu tinha deixado isso passar? Como? Como?


Então vamos a minha lista, que nossa senhora, foi dificil de fechar. Queria todas elas em 1° lugar =x



1-  Hunger Games / Jogos Vorazes  (Suzanne Colins)

Preciso falar que amo HG? Se eu não amasse a fodonisse (oi, eu curto neologismos) da Katniss, a foforura do Peeta (lindo vem fazer pão aqui em casa -beijos), vocês acham que eu teria tatuado um Mockingjay no meu ombro, por mais que o significado dele seja perfeito para essa fase da minha vida?
Desde que li a primeira página ( no banheiro vcs vão comentar- eu sei, porque todo mundo lembra dessa parte da resenha -sempre) Jogos Vorazes é o livro que indico para todo mundo, é o papo central da roda de amigos, e o filme mais aguardado e o livro que eu arranjo desculpa de olho fechado para poder reler.


2- Vampire Academy ( Richelle Mead)


Preciso falar que amo VA? Se eu não amasse a fodonisse (oi, eu curto neologismos +2) da Rose, o jeito durão e sexy do  Dimka (lindo vem ser meu guardião  aqui em casa -beijos), vocês acham que eu teria tatuado uma Molnija no meu pescoço, por mais que  a leitura tenha me ajudado a passar um dos momentos mais conturbados da minha vida?
Até meu gato se chama Dimka - ou  Dimitri Belikov para as periguetis menos intimas - for christ sakes!
E não, não adianta falar Dona Denise, Cibele e Livia, o Dimka dorme comigo todo dia, independente do que vcs  falem. ^^
No momento estamos contando os dias para Bloodlines. Quem já comprou na pré venda levanta a mão \o



3-  Harry Potter ( J.K Rowling.)

Preciso falar que amo HP? Se eu não amasse a fodonisse (oi, eu curto neologismos +3) do Harry, o jeito bobão/fofão do Rony e a inteligencia impertinente da  Hermione vocês acham que eu teria tatuado o raiozinho no meu puso, em homenagem aos 11 anos acompanhando de perto esse mundo magico?
Eu ainda lembro quando entrei na Livraria Catarinense, pouco depois do Ano Novo, e dei de cara com o primeiro Harry Potter. Eu então com 14 anos  (como tempo passa)  era uma viciada em romance policial e estava  na transição entre Agatha Christie e Stephen King, peguei  e comprei o livro para minha irmã -  oi Mamaca -  seis anos mais nova. Eu sei que era para inspira-lá a se apaixonar pela literatura como eu, mas eu não imaginava o quanto eu mesma iria me apaixonar pela série. Tenho orgulho de dizer que  Hary Potter foi fudamental para a construção da relação maravilhosa que tenho com minha irmã hoje em dia.  Tanto que até hoje ela me pede para ler o livro em voz alta (com as vozes que eu criava para os personagem /shame). Ao contrario dela (que conheceu grande parte dos seus amigos e inclusive sua namorada) nunca fui de frequentar os tão famosos fandons de Harry Potter, talvez porque até criar o Lost  meu gosto pela leitura era algo meu, algo que eu não costumava a compartilhar, ou porque minha timidez (algo que hoje em dia ficou pra traz) não permitisse. Por Harry Potter eu aprendi a ler em inglês, fiz amizades, me diverti, chorei, ri e principalmente  acreditei na magia. E ... Porra, vou parar por aqui porque vou acabar chorando!


4- Senhor dos Aneis ( Tolkien)


Crescer numa família  aficionada por ficção cientifica, fantasia e ciência tem suas -muitas- vantagens. Senhor dos Aneis foi umas das séries que por isso caíram na minha mão muito-muito antes do lançamento dos filmes. Quando os primeiros posters e trailers começaram a sair, lá em casa já fazíamos apostas de quais cenas seriam as melhores, quais ficariam de fora e o quanto não aguentávamos mais esperar pelo lançamento. Se um dia -por acaso- vocês me pegarem levemente alcoolizada, por favor não se acanhem e me pergunte do meu adorado Tom Bombardil.  Tenho certeza que vocês vão se deleitar - vulgo morrer de rir - com minhas interpretações do querido senhor da floresta. Pq né... Ding Dong não delonge...




5- A Mediadora ( Meg Cabot)

Eu adoro Meg Cabot, e chega a ser sofrido eleger uma série favorita. Mas será que alguém tem chance depois que Jesse abre a boca pra  te -ou me chamar, como costumo sonhar acordada - de My Hermosa?
Quem não queria um fantasma desse assombrando seu quato. Vem pro meu Jesse que ti quiero!



6- O guia dos mochileiros da Galaxia ( Douglas Adams)


Crescer numa família  aficionada por ficção cientifica, fantasia e ciência tem suas -muitas- vantagens. +2
Meu pai é fã de carteirinha da série, e a leu assim que ela foi publicada aqui no Brasil na década de 80. Durante anos - digo anos mesmo- ele procurou incansavelmente em sebos e bibliotecas o exemplar do primeiro volume para completar a sua coleção. Com o advento da internet -haha- ele achou um fã perdido pelo Brasil a fora que foi gentil o suficiente de mandar uma copia xerocada do Guia para ele. E foi assim que eu me apaixonei pelo Arthur, pelo egocentrico/hilario Zaphod, pela Trilian e até mesmo o depressivo Marvin. Quando lançaram o filme foi aquela expectativa - seguida da decepção, mas enfim nada é perfeito - porque finalmente conseguiríamos completar a coleção ( não bonitinha com tudo igual nem nada). Hoje, na família Steffens, cada um tem uma coleção da Trilogia de 5 livros. E para a total felicidade  conseguimos encontrar uma copia da edição original para completar a coleção. Uma coleção polemica que vive gerando briga inclusive, porque já obriguei meu pai a colocar ela no seu testamento, juro por deus!
Só comento uma coisa, se você curte  Douglas Adams, só não me venha chamar Até mais, valeu o peixe. de  Até mais, obrigada pelos peixes, porque te pego na esquina. =*




7-  Percy Jackson ( Rick Riordan)


Essa foi uma paixão gostosa completamente tardia.  Como eu queria ter tido um professor de história como o Tio Rick! Impossivel não amar algo escrito com tanta pesquisa e ao mesmo tempo criatividade.
Porque pra mim o Monte Olimpo fica no Empire State, quero ver quem prova ao contrario =)



8-  Hockey Séries ( Rachel Gibson)


Porque é impossivel não se apaixonar por esses homens atleticos, fortes, interessantes, sexys e perfeitos até de olho roxo. A Rachel Gibson  é f@#$,  e todos os seus personagens masculinos  são tão perfeitos simplesmrnte ferram com a chance de a gente encontrar alguem real que se compare. Tenho todos os livros da Rachel Gibson, mas gosto tanto-tanto-tanto que  ainda não li todos, tenho pena de gasta-los, por isso só os leio em momentos de tortura psicológica brava.  Meu sonho de consumo hoje em dia é um jogador de Hockey. Me joga na penalty box e me chama de puck bunny -q.
É uma pena essa autora tão foda não ter sido bem lançada  aqui no Brasil! Tenho dito, dona Denise, aprende inglês logo poxa!




9-  Familia Walsh (Marian Keys)

Minha familia é meio tan-tan e graças a Marian eu percebi que isso é uma coisa boa- quase sempre.
Impossivel não se matar de rir com as loucuras dos Walsh. Impossivel não se emocionar. As vezes oscilando entre o riso histérico ao choro escandaloso em questões de páginas. Só quem tem uma família louquinha vai entender o quanto a Marian é foda.



9-  Bridget Jones (Helen Fielding)

Porque ela me moldou, inspirou e definitivamente acompanhou nesta ultima década. Porque sou daquelas que cita a rainha de gelo como provedora de proverbios sábios, que canta toda a trilha sonora do filme de cabo a rabo ( a Karlinha está de prova) e que recita todas as falas um segundo antes de serem recitadas (aqui tb), e que até hoje ri e se emociona com todas as passagens ou cenas como se fossem a primeira vez, por mais que o meu dvd jpa esteja quase furando e meu -segundo- livro esteja acabado.
Porque eu ainda não te perdoei - espaço para o nome da ladra aqui ! Isso não se faz sua vaca, eu pensei que vc era minha amiga. Eu ainda quero meu BJ de volta! Depois de 8 anos, e 3 copias depois.



Não reparem a postagem desconexa hoje, porque eu dormi com o bozo e acordei engraçadinha. Espero que gostem. E bora lá darem sua opinião!
Ps: Escolha a sua favorita, independente ela estar na minha lista ou não =*

Quais são suas TOP  10 séries literárias?
Faça sua lista e espere torcendo pela sua série  favorita no Top 10's: As melhores séries: A escolha das Leitoras!


30 comentários:

  1. GAbriela DP é a série que menos gosto da Meg =/

    ResponderExcluir
  2. Já fiz minha escolha, mas só pq é a única série (da sua listinha) q terminei até hj, mas óh... chorei contigo hein?

    <3

    ResponderExcluir
  3. Hunger Games anda me tentando! Sério, tou ficando bem curiosa e daqui a pouco acabo comprando. Mas preciso completar minha coleção de Game of Thrones, antes. Aliás, Jú, tu já leu Game of Thrones? :)

    :*

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa coluna e vou ficar torcendo para que o próximo Top 10 não demore. :D
    Amo Jogos Vorazes, mas não consegui sentir a mesma emoção com Em Chamas e Mockingjay.
    Eu gosto muito de VA, mas quando descobri que a Rose ia quebrar o coração do fofo do Adrian eu me revoltei e não quis ler o último livro. Mas agora que o Adrian vai participar de uma nova série eu fiquei feliz de novo e terminarei VA. :D
    Não lembro como e por que eu comecei a ler HP, só sei que eu amei a série desde o 1º livro.
    Não sei se deu para perceber pela frase de cima, mas HP é a minha série favorita. *-* Depois é a série Rangers - Ordem dos Arqueiros do John Flanagan.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post de hj, Ju! Pode dormir com o Bozo mais vezes.. haha (e com o seu Dimka, claro!
    Bjs

    Laura
    Gatos na Biblioteca

    ResponderExcluir
  6. Apesar de Harry Potter estar mais próximo do meu coração, e Percy Jackson, Senhor dos Anéis e Mochieliro das Galáxias serem umas das melhores coisas que aconteceram na lietratura e A Mediadora e Hunger Games serem os amores da minha vida, eu votei em uma série que nao apareceu na lista: Fronteiras do Universo de Philip Pullman. Até hoje meu coração dói e meus olhos enchem de lágrimas só de lembrar da primeira vez que li...
    tem uma série da Diana Wynne Jones, chamada Os Mundos de Crestomanci que também é a MELHOR COISA, AI, É LINDO. Diana Wynne Jones merece todos os awards só por sua existencia. Também adoro As Chaves do Reino de Garth Nix (ESSE NOME É TÃO LEGAL, GARTH NIX)e finalmente, uma das melhores ever, do meu autor preferido: Desventuras em Série.

    ResponderExcluir
  7. Cade Série Hush Hush?
    Patch&Nora desbancam todos os casais acima citados
    (menos Dimitri e Rose)

    Preciso criar vergonha nacara e ler os livros da Rachel :D
    E como sempre...

    ...Dimitri Belikov para as periguetis menos intimas...

    ResponderExcluir
  8. Também achei que faltou desventuras em série!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Juh!

    Parece que somos gêmeas de gosto literário! rs Eu não mudaria NADA no seu top 10. NADA mesmo! Harry Potter também me marcou mais ou menos na mesma idade que vc. Senhor dos Anéis é um clássico (ri tanto qndo vc falou do Tom Bombadill KKKKK)Guia do mochileiro das galáxias é o meu lado nerd vindo á tona (e isso acontece com muita frequencia, tipo, 24 horas rs) Agora o campeão da lista sem dúvida é JOGOS VORAZES! Não existe e nem existirá uma série tãããããão FODÁSTICA como HUNGER GAMES! Sou apaixonada. Ai, ai Até deu vontade de reler agora!
    Bom, mas parabéns pelo post. Ficou DI-VI-No sem falar muito engraçado!
    Bj and May the force and the odds be ever in you favor and with you! rs

    ResponderExcluir
  10. Poxa que maldade Ju a gente só poder escolher uma... rs
    Adoro séries e você realmente colocou algumas das melhores aqui. Rachel e seus jogadores de hockey, a excêntrica família Walsh, Percy (sim, o Olimpo fica no Empire State).
    Não me bate, mas eu ainda não li Jogos Vorazes, depois de enrolar tanto resolvi que vou esperar lançar o terceiro em português para ler tudo de uma vez.
    No fim a minha escolhida vai ser Vampire Academy, porque acabei de ler os 4 primeiros livros in a roll e estou totalmente apaixonada pela série, e arrancando os cabelos pelos dois últimos livros. *Dimitri, seu lindo!* Ju, faz um cafuné nele por mim ;D
    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

    ResponderExcluir
  11. Este post deveria ser Top 50! Eu não deixaria esses 10 de fora, mas tem tanta gente faltando...

    Sophie Kinsella e sua Becky Bloom;
    Meg Cabot e Sua Alteza Real Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo;
    Meg Cabot again e Heather Wells (se bem que às vezes acho a Heather um pé no saco...);
    Rachel Gibson e suas Writers (ainda que a tradução brasileira nem mereça nossos comentários, de tão tosca!);
    Janet Evanovich e Stephanie Plum (tô lendo o segundo livro, esperando o lançamento do filme - q será um fiasco, na minha humilde opinião...)
    Federico Moccia e seus fofos Alex e Niki...
    é mta gente!

    ResponderExcluir
  12. Familia Walsh (Marian Keys)com certeza... adoro!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. hoje de manhã comprei o primeiro livro do academia de vampiros e encomendei os da mediadora!harry potter realmenta marcou minha vida, vo fazer uma tatooo que nem a suaa *-*
    beijoos

    ResponderExcluir
  14. Preciso ler Rick Jordan, Marian Keys e Rachel Gibson URGENTEMNTE!!!
    Para todos os outros... PERFEITOS!!!
    Peeta, Jesse, Marvin, Dimka, Aragorn, Rony, Mr. Darcy....Eu quero!!\o/ (Claro que não gosto dos livros só por isso, mas todo mundo sabe como eles são fantásticos mesmo né?! ) :]

    Beijos*

    ResponderExcluir
  15. A maioria q está aí eu quero muito ler, alguns já até li, mas uma q eu não tenho a menor vontade é a da família Walsh. Não gostei mesmo de Melancia. Todo mundo elogia a autora e eu não acho isso :/ Leio VA e quero muuuuuito ler Senhor dos Anéis e Guia do mochileiro da Galáxia!

    Beijos, @nathaliaduarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  16. Que lindo, Ju, obrigada por ter falado a nossa história com Harry Potter no item da série. E tu ainda me deve ler o último livro INTEIRINHO em voz alta pra mim, de preferencia até fazendo onomatopeias pras cenas de batalha. :3

    Te amo, maninha.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom as escolhas!
    Marian Keyes é uma das melhores *.*

    http://harmless-monsters.zip.net/

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkk Eu amei a postagem e a sua lista faz sentindo pra mim! Quando vejo HP, Percy Jackson e Hunger Games, não posso discordar de forma alguma! E eu já sonhei em ter um jesse pra mim! =)

    ResponderExcluir
  19. Muito bom as escolhas Ju, mas faltou a série Mortal de Norah Roberts ou J.D. Robb.. Ai ai ai.. você deixou Roarke de fora? Não podxe! =) Bjus

    ResponderExcluir
  20. Adorei a listinha! rs'
    Destas séries aí só li um livro de A Mediadora! Hihi :)
    Mas os outros livros são bem comentados no mundo dos blogs..

    Bjs.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  21. Vampire Academy, Percy Jackson e A mediadora são minhas paixões <3

    ResponderExcluir
  22. Sem duvida alguma HP é a melhor série que eu já li!
    Sempre quis ter um Rony pra mim, aquele jeitinho bobão super fofo que ele tem sempre me arrancava boas risadas. Tanto que o meu bichinho de pelucia tem o nome do ator incrivel que viveu meu personagem preferido nas telonas: Rupert SEDUZ!!

    Mas não posso dizer que eu não amo as outras séries, A Mediadora é perfeita, simplesmente amo, porque o final me surpreendeu tanto, que fiquei com um sorriso bobo brincando em meus lábios por no mínimo uma semana!

    ResponderExcluir
  23. faltou minhas series preferidas:
    os livros de:
    pretty little liars
    gossip girl
    it girl
    diario da princesa

    ResponderExcluir
  24. Com certeza tá faltando a série Guerra dos Tronos (Game of thrones) e seus livros-bíblia. Recomendo muito, muito, muito!!

    ResponderExcluir
  25. Com certeza tá faltando a série Crônicas de Gelo e Fogo que começa com Guerra dos Tronos ( A Game of thrones) e seus livros-bíblia. Recomendo muito, muito, muito!!

    *Completando meu comentário anterior que pode ser deletado*

    ResponderExcluir
  26. Cara, esse é o grande mal das pessoas...
    Eu emprestei meu Bridget Jones e não me devolveram... Agora emprestei todos os meus livros de Marian Keyes e tô aguardando o retorno deles.

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma gemea e nao sei? Rs, eu amooo harry potter dedos 7 anos, pottehead! Hunger games, lord of the rings, percy jackson, pftos!! Agora quando vc falou rachel gibson eu realmente me impressionei! Ninguem q eu conheco conhece ela, e eu amo os chick lits dela! Ja leu loucamente sua? Ate hj nao tirei Nick Alegrezza da cabeca! Adorei o site! Bjs

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.