sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Canção do Súcubo de Richelle Mead


A Canção do Súcubo
Richelle Mead
Editora: Planeta
Páginas: 299
ISBN: 978-85-7665-542-8
Onde Comprar:
Cultura | Book Depository

Desde que iniciei (e terminei) a série Vampire Academy no final de dezembro virei fã de carteirinha da autora Richelle Mead. E apesar de ainda estar devendo as resenhas da melhor série de vampiros que já li (uma vergonha eu sei, mas esse mês elas saem) aqui no Lost, todos os seus livros voaram para o topo da minha pilha de leituras. Entre eles A Canção do Súcubo, o primeiro livro da série de Georgina Kincaid, lançado pela Editora Planeta, e que ganhei naquela brincadeira de amigo secreto realizada por eles no Natal. 

Georgina Kincaid é uma súcubo, um ser mitológico metamórfico e imortal que se alimenta da energia sexual de mortais. De dia trabalha como subgerente de uma livraria, de noite é uma mulher poderosa que pode ter todos os homens que quiser ao seus pés. No entanto, Georgina tem uma regra básica, ela só se alimenta de homens de moral duvidosa, isso porque um único beijo seu em um homem "decente" é capaz  de matá-lo ou deixá-lo inconsciente por dias. O que depois de séculos de solidão prova ser uma verdadeira droga, principalmente agora que ela conheceu seu escritor favorito de todos os tempos, o esquisitão e simpático, Seth Mortensen.

Para piorar a situação, existe um assassino a solta em Seattle, e Georgina e seus amigos ( Hugh, o duende, Peter e Cody, os vampiros) aparecem no topo da lista como prováveis vitimas. A coisa está tão feia, que seu chefe, o demônio Jerome ( que é a cara do John Cusak, para deixar registrado) e seu amigo, Carter, um anjo que adora implicar com Georgina, estão preocupados e escondendo informações sobre o assassino. O que não deixa nossa súcubo nada feliz. 

Janeiro não foi um bom mês para mim,  e como já comentei  isso influenciou muito na minha concentração e principalmente  nas leituras. Estou com diversos livros lidos parcialmente em minha mesa de cabeceira e com os quais não consigo me conectar, muito menos me empolgar para terminá-los. Mas com A Canção do Súcubo foi completamente o oposto. Peguei-o  para ler uma tarde dessas logo depois do almoço, numa tentativa  desesperada de me empolgar novamente com algum livro, e decidida de que se a Richelle (e seus personagens maravilhosos ... ai Dimitri!) não conseguisse ninguém mais conseguiria. E Bam! Fui fisgada novamente, e quando me dei por conta já eram seis horas da tarde e não havia levantado do sofá uma vez se quer antes de terminar o livro.

Isso particularmente não foi uma grande surpresa, porque convenhamos quem escreve uma série simplesmente perfeita como Vampire Academy, mesmo que A Canção do Súcubo fosse o seu livro mais fraco (o que está longe de ser, fica registrado), ele ainda estaria acima da média da maioria dos livros de fantasia disponíveis no mercado.  Então, por maior que fosse minha expectativa com esta nova série, nem de longe esperava que iria me apaixonar assim logo de cara. 

Georgina é uma protagonista fanstástica, forte, decidida e irônica do jeito que eu gosto. Mas o melhor de tudo isso é que ela também tem o seu lado delicado, romântico e sonhador. E é esse tipo de coisa  que  fazem os personagens saírem do papel  e tomarem vida, principalmente num mercado repleto de personagens superficiais e unilaterais. Eu já era fã de carteirinha da Rose, e pensei que nenhuma protagonista poderia chegar aos seus pés (talvez apenas a Katniss de  Jogos Vorazes), mas estava enganada, Georgina Kincaid é (desculpa o uso da expressão) fodonica.  Tem todas as características que aprecio em uma heroína chicklitiana aliadas ao charme sobrenatural.

 O autor Seth Mortensen é outro achado a parte. Seus livros policiais, estrelados pela dupla Cady e O'Neill, são repletos de suspense  e humor acido. No entanto seu criador parece não ter as mesmas habilidades sociais que seus protagonistas, principalmente quando se trata de conversar com a glamurosa fã n°1 Georgina Kincaid. Cada cena dos dois juntos é simplesmente hilária, principalmente porque  você se sente envergonhado por eles, sabe? Isso sem contar a fofura que é a troca de emails entre os dois. isso porque Seth só consegue ser irônico e sexy como em seus livros na palavra escrita, pelo menos a principio.

Mas tenho que admitir, que por mais que Seth seja fofo, o melhor personagem masculino do livro é Carter, o anjo desleixado e que sempre tem uma piadinha na ponta da língua pronta para pegar no pé de Georgina.  Serio, Carter é paixão a primeira vista. E se pudermos compará-lo aos personagens de Vampire Academy, ele simplesmente é uma versão ao avesso do meu adorado Adrian.

Enfim, A Canção do Súcubo é simplesmente um inicio de série maravilhoso, e a Richelle (que anunciou hoje no twitter que está gravida, Parabéns Richelle!!) uma das melhores autoras que descobri nos últimos anos.  Todos os dias me bate a raiva do porque demorei tanto para ler seus livros! Definitivamente já virei fã de carteirinha. A Canção do Súcubo é um livro perfeito para quem procura um livro sobre fantasia, repleto de humor e suspense, e com uma narrativa que te faz virar uma pagina atrás da outra. 

O melhor de tudo? A sequência "O Poder do Súcubo" já está saindo do forno, e se você ficar tão fissurada como eu  jajá vai poder ir correndo nas livrarias pegar o exemplar do segundo livro da série. Olha que lindona a capa que foi revelada essa semana pela Editora Planeta
Eu quero muito e vocês?



28 comentários:

  1. CARA! *-* Eu sou PIRADA nessa série, completamente, loucamente e estou correndo igual sei lá o que atrás da Academia de Vampiros, muuuito tempo que uma série num me deixa assim obcecada! Li o primeiro e não sosseguei até terminar o quinto, tudo pelo PC, porque não deu pra aguentar, eles demoraram MUITO pra lançar o segundo aqui .-. Agora estou mais pirada ainda porque só em agosto/setembro que lança o último e ai eu vou chorar, mimimi... Enfim, eu também sou apaixonada pelo Carter *0*' E fica ainda melhor depois! haoeiaheoihaoiehae. E o Seth também, é *000* enfim, adorei a resenha! (L)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ju, eu AMEI este livro assim que passei os olhos pela sinopse. Acho incrível como a Richelle consegue construir protagonistas femininas super fortes e desenvoltas. É um livro mesmo acima da média em comparação a estes que vêm lotando as estantes das livrarias, mas achei a tradução brasileira um tanto quanto mal feita. Havia lido primeiro em inglês, então quando peguei a edição brasileira fiquei chateada com o tratamento que deram ao livro. Espero que a continuação dessa série maravilhosa saia com mais capricho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Jaque, eu sou como vc tb prefiro ler no original. Neste livro em especial não achei nenhum problema muito grande em relação a tradução, mas como não tive a oportunidade de ter o original em mãos não posso confirmar. Mas ainda sim, acho que é superior há algumas traduções que li recentemente como a de Strange Angels, principalmente no quesito "narrativa travada". Sabe quando a tradução faz a narrativa não fluir do jeito que deveria?
    Em a Canção do Súcubo não senti essa sensação ruim... talvez pelo livro ser tão bom =x

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha!

    Ainda nãi li nenhum livro dessa autora, mas ele parece ser bom!!
    Fiquei interessada na descrição desse ser fantástico Súcubo. Não sabia que ela existia... Vou pesquisar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lendo a resenha parece ser MUITO interessante! Fujindo da literatura fantástica que virou clichê hoje em dia de vampiros (em geral sem graça) e anjos.
    Deu MUITA vontade de ler!


    http://letraslivros.blogspot.com


    P.S.: Só eu lembrei da Vampira do X-Men quando li que um beijo do Súcubo pode matar/deixar inconsciente?

    ResponderExcluir
  6. MEDO MEDO MEDO MEDO MEDO MEDO EXTREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMO dessa capa u.u

    Parece ler a história, mas acho que se ue for ler vou colocar uma capinha de papel em voltar pra esconder a capa... que eu fazia na caixa de cigarro pra esconder aquelas fotos nojentas!

    ResponderExcluir
  7. A série da Georgina é MARAVILHOSA!! Já acompanho a tempos e estou ENLOUQUECIDA pelo último livro que sai em setembro desse ano lá nos EUA!!

    A Georgie e sua turma são muito hilários...e a Georgie e o Seth...ain...nem falo!! A série da Georgina Kincaid é mto mais sobre os próprios personagens do que sobre a ação, o mistério...daí ela ser tão boa!! É incrível como a Richelle consegue escrever tipos de histórias tão diferentes!! Sem contar que escrever sobre a Georgie é, na realidade, bem mais fácil para a Richelle, pois o senso de humor daquela é semelhante ao desta!!

    Minha grande crítica para a edição brasileira foram os títulos, que não tem nada a ver com os originais, tampouco com a história, principalmente A Canção do Súcubo (no original - Succubus Blues - os "blues" estão relacionados à melancolia, tristeza)! E o pior: HUGH NÃO É UM DUENDE!! Ele é um demônio de escala inferior, um corruptor de almas (aquele que faz o contrato com os humanos)...nada a ver com duende!! Falha grande da tradução!!

    Desculpa o mega comentário, amo é pq. amo essa série de paixão....huahauahuahua!! A resenha ficou ótima!! =D

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro os livros da Richelle e já li todas as séries dela.Todas as personagens dela são mulheres guerreiras.Você já leu Dark Swan da Richelle?Para mim é o melhor,a personagem é adulta e também guerreira e o livro é bem picante.Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha :)
    Não tive a oportunidade de ler nenhum livro dessa autora ainda, mas pelo o que eu li aqui parece ser bastante interessante.

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha.

    Agora vou correr a traz dos livros *O* (que vão pular varri os livros da minha lista =P )

    ResponderExcluir
  11. Bom eu sou fã de carteirinha e estou cada dia mais apaixanada por todos, sem exceção, os livros de Richelle Mead... se ela vier ao Brasil algum dia... EU VOU, nem que eu tenha que ir a pé... pois ela é a melhor autora que li na atualidade... amo muito.
    E estou adorando ver que vocÊ Ju, minha inspiração de competência literária também está se tornando fã da DIVA!

    ResponderExcluir
  12. OI Ju!!
    Que bom que você sentiu o "BAM" e foi fisgada pela leitura =)
    É ótimo ter suas ótimas resenhas de volta! =)

    Particularmente nunca li nada da Richelle, todas as minhas tentativas de ler vampire academy foram frustradas, mas A canção do subúculo está há um bom tempo em minha lista desejados, e agora então com o breve lançamento da seqüência, estou mais ansiosa ainda por ele!
    Como se não adorasse os livros do selo Essência, o próprio enredo de um personagem mitológico ser um subúculo, já é mais do que atraente e inédito (pelo menos para mim)...

    Sempre paro para ler as resenhas que tem por aí desse livro =)
    A sua está ótima, e eu querooooooooooooooo
    bjusssss

    ResponderExcluir
  13. Nunca me interresei por esse livro Julianna. Mas, parece ser ótimo. Depois de uma resenha dessas seria impossível não ler.

    ResponderExcluir



  14. Sabe que a gente nunca deve julgar um livro pela capa mesmo... nunca me interessei por esse livro, achava a capa estranha e o nome mais ainda.
    Mas assim como vc, apaixonada por VA, passei a querer tudo que tivesse o selo Richelle, essa mulher é uma diva!!!!
    Agora eu tenho que comprar mais esse volume e nesse momento não vai dar, aiiii deuuuus... e nem adianta pegar emprestado com ninguém, quero ter ele aqui comigo, sei que vou amar!!!


    Beijuuuu

    Ps: voltasse com chave de ouro as resenhas, hein??

    ResponderExcluir
  15. Ahh, eu tb achei o Seth um fofo, mas apaixonante mesmo é o Carter!!!! =0) Estou louca pela continuação, tb adorei o livro! rs. Bjo.

    ResponderExcluir
  16. AHHH,eu PRECISO da continuação *-* Mas eu também quero deixar minha opinião para a editora: Se o Hugh soubesse que vocês chamaram ele de duende,eu manteria distancia de Seattle só por precaução. O Hugh é um demônio corruptor (é assim que se fala?) de almas,não vamos desmoralizar o coitado,né?

    ResponderExcluir
  17. Oi Jú! Fico muito feliz que vc tenha gostado do livro! Eu sou fã de carteirinha tb da autora. E não sabia que ela estava grávida :) Muito legal saber...

    Que venha agora O Poder do Súcubo! Ansiosa aguardando!
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  18. Olá Juh!
    A Pam do Garota It disse que voce faz layouts personalizados para blogger!
    Queria saber um orçamento. Estou interessado em comprar um.
    Estou deixando essa mensagem nos comentários porque já mandei varias mensagens pelo formulário de contato e nenhuma foi respondida =/
    Por favor, se for possivel voce entrar em contato comigo por email, agradeço desde já!

    Abraço


    Luiz Silva
    blogueiroleitor@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Juliana, indiquei você à um Meme literário que fiz. Se puder, você responde? http://migre.me/3RLfI
    Beijo! (:

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor! ^-^

    Tu não faz ideia do quanto eu quero ler "A Canção do Súcubo", desde quando saiu, mas é aquela coisa, tive muitas oportunidades de comprar, e não aproveitei, e agora que quero muito mesmo, não tenho como comprar =/ O que é chato porque eu também amo a Richelle Mead, mas, né? Sobrevivo. Amei a sua resenha! ^^ Captou muito bem o que eu espero deste livro! Agora só me deu mais vontade de ler ele! *-*

    Beijão, Ju! Tudo de bom pra ti!

    Mateus Bandeira
    "Our Vices!"

    ResponderExcluir
  21. Oi Jaque!!!
    Conheci seu blog pelo blog da Tati, o "Respeitem meus Mullets", nem preciso dizer que AMEI, né?
    Nunca li a série, na verdade tenho um tequinho de medo desses tipo de literatura...Mas do jeito que vc descreveu fiquei curiosíssima pra saber a história na íntegra, sério, assim que der vou comprar!
    E, realmente, tem esse problema das traduções... Compro vários livros em que a tradução e o original variam muito, num fica exatamente o que o autor queria dizer e a adpatação não tem o mesmo TEOR, sabe??? Que nem quando a gente vê filme, escuta um baita palavrão e aparece "Porcaria" na legenda. HAHAUHUAHUAHUHA... Não é a mesma coisa!!!

    Um bjão! Continue blogando!

    =]

    ResponderExcluir
  22. Eu estava meio assim com esse livro porque nunca tinha lido uma resenha EXTENSA e completa sobre ele, então não tinha em que basear uma opinião sobre comprar ou não... Agora me empolguei.

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nada da autora, shame on me!rs
    E vou falar, quando li a primeira resenha positiva de A Cança do Súcubo fiquei com o pé atrás, desculpe mas não gostei nada das capas. Mas agora já vi várias resenhas tão animadas quanto a sua, e decidi dar uma chance.
    Outro ponto positivo: AMO Lost Girl. E a história é bem parecida, uma súcubo aprendendo a lidar com sua natureza e cercada por criaturas sobrenaturais (deliciosas)...rs

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  24. Ah, eu estou muito feliz pela Richelle! \o/ Que este bebê venha ao mundo com muita saúde, paz e felicidade!
    Eu não tinha vontade de ler esse livro, acredita? Mas agora eu fiquei com muita vontade!
    Julianna, eu vou falir! O_O'

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  25. Eu li e nem gostei ,sabia ? achei a Georgie meio bobinha . talvez é só eu mesmo ,rs . mas quer ler um livro da Richelle que é P-H-O-D-A ?A série Dark Swan !é muuuito legal , a personagem principal é muito badass !USHAUHSUAHS .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha!
    Eu sou hiper mega fã da Richelle e sua série Academia de Vampiros. Eu comecei a ler VA em português e por isso estou no dilema de ler o resto em inglês e depois comprar os em português quando sair...
    Daí quando soube dessa série não pensei duas vezes: comprei ela toda em inglês no The Book Depository! Está aqui na minha estante esperando para ser devorada...kkk
    Adoro sua empolgação com os livros da Richelle, refletem exatamente o que sinto! :D

    Bjocas

    ResponderExcluir
  27. Adoro essa série e estou louca pra ler o último que sai esse ano! Tbm amo o Carter, que é o melhor anjo da literatura (e pode esperar que ele ainda vai te fazer rir mto!). Adoro todas as protagonistas da Richelle, elas são todas mto fortes e sarcásticas (características que me agradam), então, se vc gostou da Rose e da Georgina, tbm vai gostar bastante da Eugenie da série Dark Swan (que sai esse ano no Brasil).

    ResponderExcluir
  28. To louca pra comparar esse livro, mas a escola n ta me dando tempo pra ler nada, entao...
    Bjinhuxx da Marina

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.