domingo, 18 de julho de 2010

Para Sempre de Alyson Nöel


Durante muito tempo li e escutei opiniões nada favoráveis sobre a série Os Imortais da americana Alyson Nöel. As queixas eram sempre as mesmas, os tão falados clichês! Por causa disso nem cheguei a me interessar em ler a sinopse, pensei que era apenas mais uma série sobre vampiros.  Quando recebi o segundo livro da série da Editora Intrínseca, o lançamento Lua Azul (que estou lendo no momento) me lancei em uma pesquisa menos superficial e tive uma grande surpresa (quase uma revelação divina): Não é mais uma série sobre vampiros! E sim, uma história sobrenatural sobre reencarnação e imortalidade. Mas que boa surpresa!  Então corri nas lojas Americanas, sacrifiquei  a minha compra de dvd semanal,  e voltei para casa com um exemplar do Para Sempre.


Prometi a mim mesma que  tentaria suprimir todas as criticas lidas  e a sensação de já ter visto aquilo anteriormente, e que iria aproveitar a história como ela é, sem pré-julgamentos  e preconceitos. Afinal se formos cair na discussão de quem se inspirou em quem acabaríamos em uma ladainha que não se acaba nunca.  Poderia ficar aqui inumerado diversas semelhanças em vários  bestsellers do conhecimento de todos, mas não seria justo nem com este livro nem com os outros. Seria como dizer que Para Sempre se  'inspirou" em Crepúsculo, que se 'inspirou"  em  True Blood e Vampie Diares que se "inspirou" em .... Endless!


Para Sempre conta a história de Ever (nome sugestivo) uma garota que desde que sobreviveu ao acidente de carro que matou toda a sua família adquiriu dons extra-sensoriais.  Além de ser capaz de ver a aura das pessoas (algo que realmente é estudado por milhares de pessoas ao redor do mundo) ela pode "escutar" os pensamentos daqueles que estão a sua volta,  mas nada a incomoda tanto quanto tocar outro ser humano, e quando por acidente ela o faz  toma conhecimento de uma série de sentimentos, sensações e pensamentos.  E para completar  ela também pode ver pessoas que já morreram e não atravessaram a "ponte" para o outro mundo, uma delas é sua irmã de 12 anos  Riley que a faz companhia.

Desde o acidente Ever passou a morar com sua tia Sabine, uma advogada bem sucedida, cuja vida se resume ao trabalho. Por causa dos seus novos "dons"  a vida de Ever mudou completamente, se antes ela era a líder de torcida, loira, linda e  popular, hoje ela esconde suas madeixas brilhantes sob o capuz dos moletons largos que veste, e não sai de casa sem o seu companheiro  inseparável  chamado Ipod, onde escuta musicas que nem ao menos gosta no volume máximo para tentar bloquear as informações que brotam a sua volta.
Até que Damen, um cara sem aura e lindo de morrer, aparece em sua escola. Ele sem duvida mão é alguém normal, porque ela não consegue ler seus pensamentos, nem mesmo quando o toca. Isso sem contar o ilusionismo, ele é capaz de tirar tulipas vermelhas dos mais diversos lugares. Não preciso nem contar o que vem a seguir, né Gals! 

Mas  uma coisa é certa, o livro de Alyson Nöel me surpreendeu muito. Comecei  a leitura sem nenhuma grande expectativa,  e a narrativa gostosa só me fez largar o livro 5 horas mais tarde quando o terminei.  Tá certo que realmente existem momentos "eu já vi isso antes", mas hoje em dia que livro não tem! No entanto, não consegui identificar nenhum buraco na narrativa como é comum em livros sobrenaturais,  tal como  vi em Swoon por exemplo. 

Talvez seja porque a temática realmente me interessa, e tem muito haver com o que acredito religiosamente. Apesar de não ser exatamente praticante, fui criada sobre os ensinamentos do espiritismo kardesista, e por isso acredito tanto em reencarnação, como  processo de evolução, ou crescimento, da alma.  E apesar  dos toques ficcionais (como por exemplo Summerland que seria uma representação do espaço em que os espíritas acreditam existir, onde o espirito passa pelo processo de se acostumar com o fato de estar morto) não pude deixar de notar que a autora deve ter feito uma pesquisa intensa sobre  o assunto. Alias, até o quesito imortalidade é explicado "cientificamente" através da crença milenar da alquimia. Ponto positivo pra Alyson! Gostei muito também  do senso de humor, tirando sarro dos vampiros. A tirada de Damen falando pra Even que não acreditava que ela pensava que ele era um vampiro é muito engraçada.

Minha personagem favorita, como vocês podem  adivinhar, foi Riley, a irmã fofa de 12 anos, que claramente sacrificou  sua passagem para o outro lado para não deixar sua irmã completamente solitária.  Realmente me comovi com o amor entre as duas, mesmo quando estão pegando no pé uma da outra.  Ver Riley tentando viver a adolescência que nunca terá oportunidade de vivenciar através de sua irmã é incrivelmente agridoce.

Só me estressei com o fato de Ever nem se quer dar uma chance a Ava, a outra vidente. A aversão dela é tão desmedida e sem motivos que dá raiva! Custava ouvir a mulher pelo menos?

No mas, gostei muito da história, da narrativa, dos personagens e da pesquisa claramente feita  no background. Tanto que repudio muitas das criticas sem embasamento que li anteriormente.   Ser surpreendida durante uma leitura é  um ótimo sentimento, daqueles que deveriam engarrafar e vender no supermercado.  O que reforça a tese de que gosto é algo completamente subjetivo, e que depende muito não apenas do momento em que você fez a leitura mas também o quanto você se deixa levar pelas  opiniões externas (muitas vezes meras reproduções mecânicas).

Como comentei no twitter, embalei direto na leitura de Lua Azul. Então a resenha sai essa semana ainda!
Sei que muitas de vocês já leram Para Sempre e tem  opiniões formadas sobre o assunto.  Estou curiosa para saber  que gostaram e o que desgostaram. Bora discutir nos comentários =x

Para Sempre
Alyson Nöel
Intrínseca
255 páginas
ISBN: 978-85-98078-62-5

36 comentários:

  1. Acho histórias de reencarnação taõ sinistras... Mas essa parece ser um pouco diferente. Quem sabe eu dou uma chance pra Alyson :)

    ResponderExcluir
  2. Eu achei legal, mas não muito mais que isso! Eu achei o Lua Azul melhor! Achei muito interessante todo o conceito de imortalidade que a Alyson apresenta, também!

    Acho terrível essa coisa de comparar os livros entre si. Tento ler um livro como se ele fosse único, pois tudo veio de alguma coisa anterior, e realmente essa discussão é totalmente inútil.

    Opa, quando você terminar de ler Lua Azul vai ver o provável porquê da Ever não gostar da Ava de primeira (:

    Gostei muito da sua resenha, você se identificou bastante com a temática do livro e isso é um ponto positivo na leitura! ^^

    ResponderExcluir
  3. Nunca comparei nenhum desses livros entre si, mesmo porque não sou muito chegada na saga Crepúsculo, apesar de ter lido os livros.
    Eu gostei muito de "Para Sempre". Só me irritou a postura do Damen enquanto a Ever apanhava.
    Não gostei quase nada de "Lua Azul", serviu para nos passar algumas informações sobre o passado, mas me fez pegar raiva de certos personagens que te contarei quando comentar na sua resenha.
    Espero gostar mais dos próximos livros, apesar de ter lido um spoiler que me desestimulou. =/

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha.
    Também estou com vontade de ler esse livro, apesar das resenhas que tenho lido dele. A história em si é boa, espero não me deixa decepcionar pelos "clichês."
    beijos (:

    ResponderExcluir
  5. oi Ju!!!

    Estava com muita saudade do seu cantinho, e aparecer por aqui e ser presenteada com uma resenha tão intensa foi realmente um presente.
    Fiquei super interessada pelo livro e já estou a pocura de uma promoção para poder adquiri-lo, assim que ler passarei por aqui para dizer o que achei.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. vou te dizer que nao li até hoje por causa disso também :/ li tantas críticas negativas que perdi a vontade e ela não voltou ate hoje...

    ResponderExcluir
  7. Ju, eu gostei do Para Sempre. Acho que vale a viagem sim por mais que em vários momentos sejamos surpreendidos pelo Dejavu.
    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  8. Não é um dos meus livros preferidos... achei muito previsível tudo e a morte da outra lá foi bem ruim... vou ler a continuação e ver.. :\

    ResponderExcluir
  9. meldels, juro que estava pensando sobre isso hoje
    que ngm nessa nova onda de livros com personagens sobrenaturais ainda tinha bordado temáticas relativas ao espiritismo! e adoro essas coisas, confesso.
    já tinha ouvido falar da série 'para sempre', mas nunca tinha me prestado a ler nada sobre ele!
    e acabo de me surpreender com o que li! adorei!
    'para sempre' acaba de entrar na minha lista de próximas leituras!
    e depois, quem sabe, lua aul..

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa resenha e principalmente seus comentários sobre a mania de travar comparações. Sabe que isso me incomoda e muito quando vejo pessoas falando sobre livros e/ou filmes? Parece que muita gente perde a essência de entretenimento para isto e fica procurando defeitos e falhas (que existem mas as quais não destrói a obra) e esquecem de ler por gosto. Adorei sua postagem e quanto ao livro, por me interessar bastante por assuntos ligados ao espiritismo, nem preciso dizer que quero ler! (:

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma das q foram influenciadas pelas muuuitas críticas negativas q li. Mas ultimamente, estou vendo várias pessoas se redimindo, dizendo q não é tão ruim assim... vá entender...
    Mas já estou com ele aqui pra tirar minhas próprias conclusões.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi!!! Já vi esse livro nas livrarias e já pensei em comprar para ler, mas até hoje não o fiz por causa do que você falou: pensei que seria "mais um" livro de vampiros. Porém, sua crítica me animou! Vou colocar na minha lista!

    ResponderExcluir
  13. amiga, amei o post. Só pude entrar na net agora. eu ainda não li Lua Nova e nem para sempre apesar de ter os dois. Mas , irei ler.
    estou em Minas gerais em campanha. aqui é m,egaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa friu.
    Muito mesmo, mas tá sendo legal.
    saudades.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. oiieee, estava passeando na livraria, vendo as novidades e a capa de "Para sempre" me chamou a atenção... linda... acabei comprando!
    o livro ficou no meu criado mudo me olhando e esperando que minha lista enorme de livros prioritários fosse terminada, um dia entediada resolvi dar uma folheada. Comecei a ler e só parei para comer, só soltei o livro qdo acabei. Fiquei mega ansiosa aguardando o "Lua Azul" que obviamente já li... e agora estou aqui aguardando o terceiro volume que não sai nunca.
    Claro que tem váários defeitos, fico super irritada com a Ever no segundo, fico angustiada com o Damen no primeiro... mas é garantia de divertimento! Parabéns a A;lisson Nöel pelo brilhantismo e aproveitamento da velha fórmula romnântica que tem nos tomado tanta a atenção.

    Parabéns tb a ti, pela excelente resenha e pela qualidade de escrita

    ResponderExcluir
  15. eu ganhei o 1] volume de aniversário de uma amiga. vi que tinha todas essas ondas de clichês e talz... mas, ah! eu curti. é muito bom. e quero ler luz azul. :) beijos, Ju. :*

    ResponderExcluir
  16. Bom juh, eu já li até shadowland
    Eu gostei muito, a autora vai te envolvendo na historia de um jeito que quando você se da conta esta muito presa nela.
    As vezes eu me estresso com a ever e o mal das protagonistas de ser autruistas, mas fora isso eu gosto.
    O damem é um fofo, só que eu me estressei com ele em shadowland.
    Continue lendo, a ever vai entrar cada vez mais nesse mundo de reencarnações e magia.
    Eu amo isso, não veja a hora de sair o quarto!
    *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Adorei vc ter gostado de Para Sempre, já estava me sentido uma E.T.
    Achei o livro bem diferente, a Alyson tratou de um tema criativo (yay) e sem buracos (nem me fala em Swoon....)

    ResponderExcluir
  18. Oh em Lua Azul você vai ver que talvez a intuição dela sobre Ava estivesse certa... Hehehe.

    E eu gostei muito mais do segundo livro. No primeiro achei a ideia da autora muito boa, mas pra mim, ela se perdeu um pouco.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu também fui criada sob esses ensinamentos. Estou muito anciosa pra ler este livro, minha tia leu e amou! Sua resenha me animou muito. *-* No momento estou lendo Melancia, pela primeira vez. Depois vem Férias,e quem sabe Para Sempre? Como sempre Ju, perfeita a sua resenha! Parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha e fiquei mega curiosa pra ler todo rsss
    To passando tbm pra deixar um beIjo e desejar uma boa semana pra vc!

    xerim

    ResponderExcluir
  21. Tô curiosíssima pra ler essa série, de que todo mundo fala!
    Beijos Ju!

    ResponderExcluir
  22. Ju, você vai ficar desestressada pq a Ever não dava uma chance para a Ava, no final do Lua Azul, depois de Ever colocar tanta confiaça na vidente acontece uma coisa realmente chata. Eu gostei de Para Sempre, mas a continuação não é tão boa assim ( e da mta raiva porque o que vai acontecer no final do lua azul, vai continuar até o final da série)Mas eu não achei clichê, pq não se trata de vampiro e sim de Imortais (pensando bem,é um pouco clichê) Eu tmb gostei da Riley!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Riley também é minha personagem preferida! Adoro essa série e concordo em vários pontos do que escreveu em sua resenha. Fico triste que por causa de certos comentários as pessoas desistem de ler o livro e perdem a chance de ler uma bela história :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Acabei de ler esse livro, tipo, A-C-A-B-E-I mesmo, tem uma meia hora mais ou menos, e fiquei morrendo de raiva por não ter comprado o lua azul quando tive chance. Me identifiquei muito com a Ever sabe? Fechada e tals. E tem essa coisa de ciencia, e tals, eu escrevo também sabe, tenho um blog, mas eu não vou falar dele porque aqui não pode propaganda .-. E esse livro me inspirou muito mesmo, imagina ler ele depois de sussurro, como minha cabeça tá pipocando?

    Beijos :***

    ResponderExcluir
  25. Ai Juh, eu gostei desse livro. Claro que não é assimuma BRASTEMPo, mas dá para levar. Eu infelizmente pensei que ele fosse igual á crepúsculo e nem me empolguei muito (já disse o quanto eu estou saturado de séries de vampiros, estou querendo pasar longe?), me arrastei até o meio, achando que o Damen é um vampiro etals, mas quando descobri que ele era um IMORTAL, meu Deus foi tipo assim BAAMMM!!! :O Devorei demias, e acho que depois disso o livro ficou maravilhoso, gostei muito mesmo do final. E quero ler LUA AZUL! Bjos

    ResponderExcluir
  26. Esse livro me chamou a atenção logo que a comunidade de traduções começou a traduzi-lo! Ele saia da linha #vampiros.. o que me deixou com mais vontade ainda de ler!!

    Comecei a acompanhar o livro pela comunidade e cheguei a ler até a metade, que era até onde estava traduzido, então, tive que viajar e parei!! Eu estava gostando, de verdade!! Mas.. quando eu voltei, acabei começando outros livros e esse foi ficando.. e.. um dia.. fui retomar a leitura e não rolou!! Empacou sabe?!

    Então.. depois q foi lançado aqui meu irmão comprou pra namo dele.. ela não caiu de amores pelo livro.. depois vieram as resenhas.. não eram as opiniões q eu esperava.. e por fim.. abandonei de vez!! Uff..

    Maass.. agoraa.. pensando melhor e me lembrando dos motivos q me levaram a ler em primeiro lugar.. sinto vontade de ler.. mas desde o começo de novo..

    Sua resenha e opinião sobre os personagens é muito parecida com a minha.. pelo menos até a parte q eu li do livro!! XD
    Eu adorava a Riley e me irritava com a Ever!! XD

    Enfim.. vou recolocar na minha "pequena" listra de leitura!! Ahaha

    =**

    ResponderExcluir
  27. Eu li "Para Sempre" ano passado e achava muito injusto as pessoas não darem um chance ao livro, que na minha opnião é muito melhor que "Diários de Vampiro".
    Eu já li toda a série "Crepúsculo", "True Blood", "Diários de Vampiro" e mesmo assim consegui achar essa série da Alyson Noel bem interessante. Já estou lendo o terceiro e espero que mais gente de essa chance ao livro. Ele merece tanto quanto os outros.
    =)

    ResponderExcluir
  28. Eu começei a ler esse livro mas desisti... Era época de vestibular e não estava com cabeça pra isso haushauhs
    Mas dessa vez vai \o/

    ResponderExcluir
  29. Quando entrei numa livraria e me ofereceram Para Sempre neguei na hora, por não saber do que se tratava. Mas depois o livro ficou na minha cabeça e alguns dias depois comprei. E também me surpreendi com a leitura. Como não tenho conhecimento na área espiritual o conteúdo foi uma surpresa para mim. No momento estou terminando Lua Azul, que por enquanto, está me deixando bem "estressada" com as reviravoltas. Mas vamos ver o que vem pela frente. Mesmo assim, também recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  30. Li e axei super fofo!
    tudo bem que a historia é uma viagem,
    mais quando agente da uma chanc pro livro e começa a ler sem preconceitos
    a historia se torna fascinante!
    eu realmente amo o livro
    e recomendo pra quem gosta de historias sobrenaturais e romance!
    adorooooo o blog ;*

    ResponderExcluir
  31. Adorei a dica!!!
    Realmente depois que a saga Crepúsculo apareceu, surgiram milhões de livros sobre vampiros e eu já me decepcionei ao ler alguns. Acabei de abandonar "o legado da caça-vampiro". Mas já anotei sua dica e este livro vai para minha wish list!
    Beijão

    ResponderExcluir
  32. certa vez comecei a ler uma adaptação em algum desses portais de webhistórias, e confesso que fiquei animada. na ocasião, deixei de ler a adaptação por que queria comprar o livro, mas depois todo mundo me falou mal do livro e eu fiquei com o pé atrás.
    vou esperar também alguma promoção pra ver se vale a pena...
    estou mais animada agora que vi uma opniao positiva.

    ResponderExcluir
  33. JUJUBA, eu ODIEI para sempre, pior livro.
    só li até o final porque nao gosto de nao terminar livro. ok, parei

    ResponderExcluir
  34. É... Eu pensava como você (no começo do post) até agora. Não sabia muito mesmo sobre o livro, por isso não tinha me interessado.
    Agora com sua resenha nasceu aquela vontadinha de comprar os livros. Ih, fu***! Ai, meu bolso... hahaha

    Valeu, Ju!
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  35. Ola, Parabéns pelo excelente blog, gostaria de aproveitar a oportunidade e convida-la a postar uma indicação mensal ou(e) semanal de livros (literatura) em meu portal pessoal e seria, End: www.novatopnet.com.br Obs. só publicamos os +top da internet, se aceitar porfavor nos mande um Email para:hiqs@msn.com ou me add facebook -> http://www.facebook.com/lojavirtualnt

    ResponderExcluir
  36. Ola, gostaria de PARABENIZA-LA pelo excelente trabalho com seu Blog, e aproveitando a oportunidade convida-la para ser uma de nossas colunistas também, estamos a um mês no ar: http://novatopnet.com.br é um portal pessoal ao termos muitos acessos decidimos levar a sério saí o nome PORTAL NTN, AGORA estamos organizando colunistas, seria uma grande satisfação ter VOCÊ com +uma de nossas colunistas TOP, faça parte desta iniciativa nos mande um mail: hiqs@msn.com ou add facebook: www.facebook.com/lojavirtualnt e conversamos inbox!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.