quarta-feira, 26 de maio de 2010

Os Diários de Carrie de Candace Bushenell

Quando o assunto é a autora Candance Bushnell  entramos num terreno  completamente contraditório e delicado para mim.  Não podemos negar que a versão  de Sex and the City estrelada por  Sarah Jessica Parker é um marco televisivo que deu voz a mulher cosmopolita e sou toda elogios, mas quando o assunto é  sua versão literária (e que obviamente deu origem a série) o meu pensamento é ceticamente o contrário.
Passei anos evitando outras obras literárias da Candance pelo sentimento de decepção que  tinha  sobre sua narrativa  principalmente no seu  best seller/ Blockbuster.  Era daquelas que pensavam "nossa os roteiristas da série sabem mesmo o que estão fazendo e conseguiram  transformar aquilo em um estrondoso sucesso". 

Por isso quando fiquei sabendo do lançamento retratando a versão adolescente da carismática Carrie fui tomada por um sentimento contraditório, um misto  de curiosidade, medo e porque não esperança.  Fui ficando  agoniada e ansiosa, e só deus sabe quantas vezes xinguei toda a árvore genealógica dos funcionários dos correios por me fazerem esperar pela entrega do livro.  E quando ele finalmente chegou hoje não consegui  largar dele por um segundo,  e por isso estou aqui as duas horas da manha batendo nas teclas freneticamente.

Os diários de Carrie, lançado sexta feira pela Galera ( o novo selo young adult da Galera Record) retrata exatamente aquele período conturbado e tantas vezes contado do High school.  Quem não tinha curiosidade de saber como a super confiante, entendida, que fala o que pensa e faz o que quer Carrie era na adolescência, principalmente naquele período dominado pelos hormônios em ebulição  e cheio de inseguranças. Sera que ela sempre foi DIVA? Será que ela era  uma líder de torcida? Ou uma nerd desajeitada?
Cadance revela o passado de  Carrie, passando por todas as áreas que nos despertariam  curiosidade,  desde sua história familia à sua posição  na hierarquia escolar, passando pelas paixões adolescentes, suas amizades, seus sonhos, suas inseguranças ( inclusive na questão de perder o grande "V"). 

Carrie é acima de tudo uma garota normal,  centrada no seu mundinho, com  inseguranças em relação ao corpo,  duvidas em relação aos meninos e um bocado de charme fashion, mesmo que hoje em dia o gosto  da década de 80 seja  algo muito duvidável.  Ficamos conhecendo sua história familiar, onde seu pai cientista viúvo cuida de três garotas adolescente pra lá de descontroladas (em vários sentidos), a morte prematura de sua mãe e até o papel de  Carrie como irmã mais velha, que por vezes assume uma posição de responsabilidade materna.
Conhecemos a pequena cidade de Castlebury, onde nunca acontece nada interessante  (como em qualquer outra cidade do interior) e cuja escola possui castas bem delimitadas como em tantos outros livros juvenis. A sensação do momento é Sebastian Kydd, um garoto charmoso, meio rebelde e rico que retorna a cidade depois de conhecer o mundo. Ele a principio se engraça por Donna LaDonna, a cruel abelha rainha - e lider de torcida-  de Castlebury High, mas subitamente muda suas atenções para uma Carrie ao mesmo tempo desajeitada e decidida, que obviamente  cai de amores por ele.  Mas será que Carrie  está pronta para cair de cabeça nessa relação?  Sua vira um inferno, cortesia da adorável Donna.  Mas  não sera apenas   a abelha raiha que atrapalhará sua relação com Sebastian.  Inveja e dramas são apenas alguns dos problemas que Carrie tem que superar no campo da amizade, sem contar no campo familiar, mas essa é outra história.

 São tantas informações que poderiam tornar o livro piegas  ou até mesmo cair no erro  recorrente da narrativa fragmentada, mas  para minha surpresa acontece exatamente o contrário. Cadance soube resgatar  encanto juvenil do início dos anos oitenta de uma forma bastante verdadeira e bem encadeada, como se fossem memórias de um diário, apesar do livro  ser em primeira pessoa  mas não apresentar o formato  especifico (tal como em O Diário de Bridget Jones, por exemplo).
Desde as primeiras paginas sabia que teria que pagar minha língua. A narrativa impecável   de Os diários de Carrie me obriga  a dar varias chances aos outros títulos da autora, ou no mínimo sugerir que a autora mude de público alvo.

Por se tratar de uma prequel (livro que conta a história antes da história) do livro Sex and the City, não fique espantada com as diferenças em relação ao passado de Carrie na serie.  Afinal era de se esperar que Cadance se mantivesse fiel ao que ela idealizou da personagem não  ao que os roteiristas  adaptaram  transformando um livro em 6 temporadas. Tenho certeza que isso vai incomodar algumas fãs fervorosas que tratam  a história a série como a verdade "verdadeira",  mas apesar de todos os meus problemas com o livro original acho que não seria justo levar isso em conta. Na minha opinião, um autor sempre vai -e deve- se manter fiel ao que ele criou e o que imaginou para seu personagem, e foi exatamente isso que  Cadance fez. Mais um ponto positivo para ela.

Meu personagem favorito (além da Carrie que é inquestionável)  foi seu pai.  Achei super fofo o cientista viúvo pai de três meninas encrenqueiras que tenta  analisar tudo cientificamente como se fosse uma equação matemática. Imagina a  loucura de criar três meninas dessa idade sem a ajuda materna?
E a única coisa que me  incomodou durante todo o livro foi a quantidade de cigarros fumados e a quantidade de bebidas ingeridas por essas meninas de 17 anos, parecia a Carrie que conhecemos em Manhattan.

E sobre o dilema da capa. Aos muitos que preferem a versão americana à versão inglesas mantida aqui no Brasil, afirmo que após a leitura mudarão completamente de ideia, porque afinal  esta capa realmente tem muito mais a cara do livro.  Sem contar que o brilho radiante do dourado totalmente Sex and The City  só pode ser apreciado corretamente em mãos.

Não gosto de comentar sobre finais, porque não costumo soltar spoilers, mas desta vez não posso deixar de falar:
Que final é aquele, minha gente! Até eu, uma fã xumbrega da série  e digamos nada entusiasta do livro, fiquei  super-hiper-mega emocionada.

Só não vale  ler a ultima página antes da hora, viu?  Os diários de Carrie é daqueles livros  que te deixa fisgada até o fim...  então separe boas horas ininterruptas para a leitura.
Se preparem que tem surpresa por ai ^^





Ps: Teminei a resenha às 3 horas da manha mas fiquei com medo de postar porque já estava muito sequelada de sono. Iam passar erros crassos.

31 comentários:

  1. Juh, adorei !!! Nossa 5 estrelas ? Sua resenha me deixou doida pelo livro, ah Juh ainda acaba conosco rsrs

    A capa então ?? linda demias ;)

    ResponderExcluir
  2. Juuuuu,

    O meu ainda não chegou, estou esperando :)

    Agora vc não vai acreditar mas...pasme rs. Nunca vi a série ( e olha q sigo trocentas séries americanas), nunca vi o filme e nem li o livro.

    Então será que minha opinião vai ser muito diferente da sua? Como nunca ouvi falar de nenhuma das personagens, estou curiosa rsrs

    Adorei a resenha :)

    Não li a frase sobre o final hauhauhau

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Eu quero tanto esse livros e agora vc só me deixou mais curiosa. vc devia ser processada por me fazer tirar meu esmalte azul com a boca de tanta curiosidade!

    ResponderExcluir
  4. Ju, tava ansiosa por essa resenha desde que acordei hoje e vi seus comentários super empolgados na minha timeline do twitter. Eu também amo a série Sex and the city, mas confesso que não tive coragem de ler o livro devido as inúmeras críticas ruins que li. Mas "Os Diários de Carie" eu quero muitoooo ler. E agora mais do que nunca, né?

    Mais uma vez a minha lista de livro "a comprar" aumenta e a culpa é de quem?

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Oie, Ju!

    Vim aqui ler e acabei de comprar o meu =) ai ai...fazer o q? Com uma resenha dessa, dá vontade de ler rapidinho! Mas deixa eu te coinfesar: essa capa foi O estímulo para essa aquisição impulsiva. Peguei o cartão de mamis e fui à luta! uahauhauahauahu (paguei 21,90 numa promo, tá bom né?!)
    Ainda não vi o filme e nunca consegui assistir a série, via uns trechos e largava...o filme já tá aqui mas nunca, sobra tempo, agora não sei se leio antes ou não, hehehe
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Pagasse um preço ótimo Danise! Porque o livro tem quase 400 paginas e a capa é divina. Sobre o filme e a série. Pode ler antes ou depois não faz diferença, é uma história completamente diferente.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Ju, adorei a sua resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro.
    Ainda não li nenhum da Candace, quem sabe não começo por esse, e parto para os outros né?!
    Sou louca para ter os boxes de SAC. Um dia, quem sabe?!
    ahauaua
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ju,
    Estou com uma mega vontade de ler esse livro.
    Amei sua resenha.
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  9. Não estava muito animada pra ler e a minha irmã queria porque queria... Depois de ler essa resenha, não sei não... Se ela não comprar logo, eu compro! Huahuahauhauha Adorei! Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  10. nunca li nada da Candace. mas, esse livro dá uma bruta vontade de ler só de ver o tanto que ele é lindo! *-* hohoho. bela resenha, como sempre, Ju! beeijos. :**

    ResponderExcluir
  11. Escrever de madrugada caída na cama piscando meio ardido é cruel!

    Eu ainda não li Sex and the City e você me deixou com um pouco de medo de começar hehe porém tirou um pouco do preconceito que eu estou do Diários... é que assim, eu não gosto TANTO assim da Carrie hehe

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca fui muito fã de Sex And The City e nunca consegui terminar de ler o livro. Confesso que é um dos poucos livros que eu abandonei! Mas depois que li a sua resenha, fiquei com vontade de ler esse livro! Deve ser interessante ver como a personagem era antes do SATC...
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  13. Oii Ju!
    Confesso q eu nunca fui fã de Sex And The City, e como vc já tinha dito antes que não gostava mto dos livros dela, eu nunca me empolgueii pra ler.. e nem tentar gostar da série! hauhauhau xD
    Mas pela sua resenha, parece q o livroo é bem legal! E essa capa gorgeous, hein?! hahahaha muitoo linda! :D
    Adoreii sua resenha!
    beijos =)

    ResponderExcluir
  14. QUE PERFEIÇÃO DE RESENHA!!!

    Você me entusiasmou muuuito com sua opinião. Carrie fuma e bebe aos 17? Poxa, essa não é uma realidade vivenciada por mim rsrsrs

    Eu sempre gostei dessa capa!!!

    Aguardo ansiosa a surpresinha rsrsrsrsrs

    Bjs, AMEIII A RESENHA!!!

    ResponderExcluir
  15. AHHHHH, agora eu preciso desesperadamente desse livro! Ok, nunca vi nem li Sex and the City, mas esse livro parece ser tão legal! *-*

    :*

    ResponderExcluir
  16. Já estava curiosa para ler o livro!agora então...
    Adorei a resenha Jú.Deu muita vontade de ler.
    bjss

    ResponderExcluir
  17. Eu quero esse livro com a capa estilizada tipo um journal..Não encontro em lugar nenhum..
    =1

    ResponderExcluir
  18. Puxa, eu também compartilho da sua opinião sobre o livro Sex and the city - eu o troquei, super empolgada, jurando que ia adorar como adoro o seriado - mas foi uma terrível decepção! Tive um momento de incerteza quanto a esse livro, mas depois dessa sua resenha, vou querer! :D

    ResponderExcluir
  19. Ju, é por isso que tenho "medo" de vim aqui! =p Acabei de fazer uma compra ENORME e já estou tentando colocar esse no embalo também rsrs Perfeita a resenha!

    PS: Não sou fã de Sex and the city, mas também nunca li, nem vi, e sendo sincera mesmo, não sei de nada sobre a série. Mas agora lendo seu texto fiquei SuperEmpolgada!!!

    Ahh... estava com saudades daqui (eu sumi)
    Beijos!!!
    Cel;
    www.umajanelasecreta.com

    ResponderExcluir
  20. Ju! Adorei a resenha!!! Primeiro pq aprendi o que é Prequel, hehehe Segundo pq adoro a maneira como vc resenha os livros e faz todos os posts, com um toque pessoal muito bom!
    Eu confesso que assisti a primeira temp da série e não me empolguei, parei por lá mesmo, o livro nunca li, já tive vontade, mas com suas criticas no início da resenha, não sei se tenho mais, hahahah

    Mas esse, definitivamente, #euquero!

    @tathys

    ResponderExcluir
  21. Ok! eu sei que eu estava devendo comentário.
    Por isso vim correndo. Olha eu amei a resenha e estou doida para ler esse livro.
    Poxa a Carrie já era bem safadinha né?
    srsrsr

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ju
    Eu sou fã da série, tenho todas as temporadas e odiei o livro...não acreditava que aquele livro tão chato podia ter inspirado uma série tão boa...estou louca para ler essa, mas não posso nem pensar em comprar mais livros esse mês (se bem que esse mês já está quase acabando, né?rs)
    Parabéns pela resenha.Bjs

    ResponderExcluir
  23. Ju, sua resenha e a da Pam sobre o livro me deixaram mais curiosa ainda! Eu acho essa capa linda demais :} Acho que vou comprar pra mim HAHA
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju!!!!!
    Ontem eu estava roendo as unhas de curiosidade pra ler seu post, mas tive que me segurar pq eu queria terminar o livro primeiro hehehehe
    Adorei sua resenha, e o livro tb!
    Que capa é aquela? FABULOSA :O

    :**

    ResponderExcluir
  25. Eu não assisto a série de forma assídua, mas já vi alguns capítulos... enfim, os elogios sobre esse livro estão transbrodando, acho que vou querer ler ! ;)

    ResponderExcluir
  26. Nossa, não li os livros da Candace, acho que justamente pelas críticas negativas que sempre ouvi das minhas amigas que leram, por outro lado comecei a assistir a série despretensiosamente e me apaixonei! E se a autora acertou a mão dessa vez a história realmente promete, sem contar que eu tenho um fraco por histórias adolescentes e prequels.

    Adorei a resenha Ju, me fez ficar com muita vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  27. Eu li Sex and the CIty e achei muito fraco... totalmente diferente da série! Vc falou tb que resolvi dar uma segunda Chande para a Candance! kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Ju, fiquei com sentimento contraditório igual a você!! rsrs...não sabia se ia gostar, já que nem assisti a Sex and the city...mas gostei muito..me emocionei pra caramba e nossa, quanto personagem eu tinha vontade de esganar!!

    ResponderExcluir
  29. Eu comprei o livro na sexta e mesmo com o fds corrido, consegui terminar de ler ontem! Eu adorei! Achei muito legal e o final,ahhh o final eu pude até ouvir a ... atendendo o telefone e dizendo aquilo! Amei! :D

    ResponderExcluir
  30. Acabei de ler o livro e me deixou com gostinho de quero mais. Fiquei querendo saber o que aconteceu com a Carrie e os outros personagens.Gostaria mto de uma outra ediçao só pra saber isso rsrs.Tb estava na dúvida se comprava ou não, mas hj sei que não me arrependi.A história é legal, com varios detalhes e realmente te vicia.Eu não sou de comprar livro só pq alguém disse que é bom, mas esse eu recomendo sim.Vc não consegue parar de ler pq quer saber o que vai acontecer.Se envolve na historia, fica com pena, fica com raiva, sente tudo junto com os presonagens.E realemnte amei o final, fiquei com aquela cara de " O meu Deus que máximo"

    ResponderExcluir
  31. eu só vi meia duzia de episodios de Sexy And The City, então não sei se realmente valeria a pena me aprofundar na Carrie. Eu estou tão cansada das mesmas histórias jovens que eu li de novo e de novo na Meg Cabot; coisas com lideres de torcida e meninas desajustadas ou então meninas muito poderosas e namorados nem tanto :~
    não sei. vou passar na saraiva amanhã e ler uma parte pra ver se me apetece, pelo menos um pouco. um pouco de interesse e uma boa opnião vão me convencer, será? q.
    beijo, beijo.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.