quarta-feira, 19 de maio de 2010

Garota Metro Sexy de Janet Evanovich

Depois da vergonha de não conseguir realizar a leitura do Desafio Literário no mês passado, me comprometi a ler ambos os livros (o oficial e o reserva) neste mês. Como se fosse uma tortura ler dois chick lits! Afinal, é o tema de maio. Por problemas com os correios ( nem vou comentar sobre para não estressar) minha lista de  leituras ficou embaralhada, e acabei começando pelo livro reserva, Garota Metro Sexy da autora Janet Evanovich, lançado em 2007 pela Editora Rocco.

Janet é uma autora que venho querendo ler faz tempo, mas por acasos do destino (e carteiras furadas) acabei demorando para comprar um dos seus livros que tinha em mente. Sua fama entre os mistery lit's não é pequena, principalmente com a série da caçadora de recompensas Stephanie Plum que já tem 19 livros publicados (o primeiro livro já foi lançado no Brasil com o título Um dinheiro nada fácil). Sempre ouvi elogios maravilhosos aos seus livros, personagem e narrativas ágeis.

Escolhi Garota Metro Sexy para iniciar minhas leituras da autora, porque apesar de fazer parte de uma série ela é consideravelmente  menor que a de Plum, o que me deixa numa situação melhor em relação ao meu consumo indiscriminado de livros (resumindo, sou uma louca que compra livros de mais e iria querer importar a série inteira). Além disso caso caísse de amores, já havia a sequência Pista Perigosa lançada em português.

A Garota Metro Sexy do título é Alexandra Barnaby, ou para os íntimos Barney. Barney cresceu em meio aos   motores de carros e ferramentas da oficina de  pai o que a tornou uma  ótima mecânica, mas apesar de crescer neste ambiente predominantemente masculino ela continuou levando sua feminidade muito a sério. 
Cansada de viver num ambiente  tão lotado de testosterona, Barney deu uma guinada na vida e  desistiu de competir ( sim porque além de consertar ela também competia nas pistas) e  de trabalhar debaixo do capo para tentar uma profissão mais "limpa" e feminina.  Não que ela fosse 100% feliz trabalhando em um escritório de contabilidade. 

Tudo na sua vida corria como planejado até que numa madrugada ela recebe uma ligação de seu irmão mais novo "Wild' Bill dizendo que precisava desaparecer do mapa por algum tempo, seguido de um berro feminino. Não um daqueles berros de prazer ou ciúmes, mas daqueles  de pavor que comprovaram que  as coisas não  andavam nada bem em Miami. Barney pega o primeiro voo para  a cidade do sol no intuito de procurar o irmão aparentemente encrencado e desaparecido. 

Lá ela conhece Sam Hooker, o cara da NASCAR ( ou seja um corredor da famosa liga de corridas), amigo de Bill que teve o barco roubado pelo mesmo.  Hooker e Barney viram uma dupla dinâmica nas maiores confusões e mistérios que envolvem o desaparecimento de Wild Billl, regados obviamente a um jogo de gato e rato, sedução, tiros, ouro, bombas e ameaças de morte. 

Tenho que admitir que comecei a leituras com altas expectativas, e que elas não foram atendidas no inicio da leitura.  Demorei a me acostumar com o estilo da narrativa de Janet, principalmente no quesito -descrição do ambiente.  Demorei mais ainda pra me acostumar com a mania dela -e dos personagens-  de se referir ao Hooker como " O cara da NASCAR" (inclusive ele mesmo, o que me pareceu um pouco "duche bag"* de mais para o meu gosto). Cheguei num ponto que já estava achando isso totalmente irritante. Sério!

Mas não tenho como negar que a história é divertida, tem  algumas boas tiradas e é um mistery lit repleto de ação.  Tanto que lá para o  final do livro já não estava mais reparando nos detalhes que me incomodavam a principio.  Só que vou avisando, não espere uma história realística!  A história de ação  de Barney e  Hooker é como o encontro de  um chick-lit  com um filme de ação blockbuster: cheio de cenas emocionantes mas claramente exageradas  e não muito acuradas no sentido realístico. 

Então, leia  Garota Metro Sexy como se assistisse um filme do James Bond.  Divertido, emocionante mas repleto daquele surrealismo que apenas os filmes (e livros) de ação podem criar.
E apesar das criticas, com certeza não  vou resistir em comprar o Pista Perigosa.  Alias, o terceiro livro da série sai lá nos estados unidos agora dia 10 de julho e vai se chamar Troublemaker ( algo como Encrenqueira).
Gostei moderadamente do  livro e dos personagens, apesar de continuar apaixonada pela arte da capa! Sim ! Porque eu admito: sou a louca sem possibilidade de recuperação pelas capas bem feitas dos livros. 


*duche bag=  não existe expressão melhor pra dizer que  um cara é um completo idiota. Sei que não deveria usar gírias, muito menos gíria em outra língua, mas não resisti.

PS: Em uma Entrevista da autora Leila Rego ao jornal Folha de Vinhedos, saiu uma citação sobre o Lost.  Chique né?  Quem quiser ler é só clicar aqui!

19 comentários:

  1. Ai, que pena você não ter gostado tanto! a Evanovich é uma das minhas autoras preferidas! E apesar de achar que série da Barney não chega nem aos pés da série da Plum, eu adoro a Barney! Já li os dois livros publicados (e tenho as duas versões, a brasileira e a original!)!

    :D

    ResponderExcluir
  2. Não li esse, mas pela resenha parece ser legalzinho, qdo tiver mais ligth colocarei na minha listinha =)

    ResponderExcluir
  3. Nunca li um mistery lit!

    Boa resenha, só foi uma pena vc não ter se apaixonado pelo livro de cara, não é?

    Um abraço e até mês que vem!

    ResponderExcluir
  4. Julianna amei a resenha pricipalmente esse parte:

    Lá ela conhece Sam Hooker, o cara da NASCAR ( ou seja um corredor da famosa liga de corridas), amigo de Bill que teve o barco roubado pelo mesmo. Hooker e Barney viram uma dupla dinâmica nas maiores confusões e mistérios que envolvem o desaparecimento de Wild Billl, regados obviamente a um jogo de gato e rato, sedução, tiros, ouro, bombas e ameaças de morte.



    Mas admito que não gostei muito da capa..mas o livro parece ser mega divertido!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tá na minha lista! Quero muito ler..Da autora só li O Dinheiro nada Fácil. Me diverti muito e virei fã da autora =)

    Beijos Jú!!!!

    Lili

    ResponderExcluir
  6. Adorei as mudanças do blog Ju! Parabéns!!!
    Eu só mudaria uma coisinha... Justificaria o texto de pré-visualização do post, ia ficar show! ;-)

    Bjinhus
    @tathys

    ResponderExcluir
  7. parece ser legalzinho, vou me arriscar a ler. =)

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Eu nunca tinha ouvido falar de mistery lit's... E tem bastante subgeneros de Chick-li!!!
    E tb não conhecia essa autora... Achei diferente! O livro parece interessante...

    P.S.: Adoro esse site!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a ler A caçadora de recompensas, que é o nome de Um dinheiro nada facil lançado pela Nova Fronteira e estou gostando. Vou conferir esse aí pra vber se é bom! Bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu também sou louca sem recuperação por arte de livros, mas não gostei dessa aí =/

    Ainda não li Janet e vou ser troxa e começar pelos Plum (já estou vendo a importação em massa).. já tenho os 3 primeiro num box que eu trouxe quando viajei.

    Fiquei curiosa quando vc disse sobre se acostumar com o jeito dela descrever... como é? ela não descreve ambiente nenhum ou fica tempo demais descrevendo?

    ResponderExcluir
  11. selinho polemico pra vc no meu blog http://acordeicomvontadedeler.blogspot.com/2010/05/selinho-contando-segredos.html te espero lá bjssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Carol digamos que ela peca por excesso. Nunca vi um chick lit tão descritivo, a cada rua que eles viravam de caro era uma descrição, com nome lojas, marcas e impressões *-*

    ResponderExcluir
  13. Eu ganhei um marcador desse livro, e nunca me liguei que era realmente um livro e não um "enfeite" auhsuahsuas.
    Não sei me interessaria o livro, pelo que vi tem ação demais. E eu não sou muito ligada em coisas de ação e carros. enfim... quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  14. HUm... não sei se é o tipo de livro que eu iria gostar, mas fiquei curiosa! Vou procurar mais informações sobre a autora!
    beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada da autora, mas tenho vontade. Só não sei se começo por esta série ou a da Stephanie Plum, da qual vejo falarem tão bem.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Conhecendo o mundo do chick lit.. realmente varias dicas otimas para se ler...
    A resenha ta muito boa e gostei do titulo do livro!!!
    XD

    ResponderExcluir
  17. Oi, querida
    Òtima resenha. Bom vê-la de volta e com tudo em nosso desafio! Essa história ainda não tive oportunidade de conhecer...No que se refere, a Janet Evanovich, a preferência de leitura será da série Plum. Se é que um dia será publicada no Brasil.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvido falar desta autora, sempre conhecendo coisas novas. Não sei se curtiria essa livro mas que bom que foi divertido pra você! Boas leituras em Junho!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.