segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Terra Tremeu de Carmem Reid

Acabei de terminar de ler A Terra Tremeu e não consegui resistir. Vim correndo escrever a resenha, mesmo que esteja na metade de outra (a do livro Penelope*). A Terra Tremeu  é o  super lançamento  Chick Lit do mês de fevereiro ( e por enquanto o do Ano) da Editora Bertrand Brasil. E como é de se esperar, a editora que lança nada mais nada menos do que a Rainha do Chick Lit, a nossa salve-salve Marian Keyes, acertou  em cheio novamente ao escolher Carmem Reid para o seu catalogo.
A minha relação com A Terra Tremeu  foi simplesmente de amor a primeira vista, a capa  maravilhosa me fisgou desde que foi divulgada em janeiro.  A ilustração de Gavin  Reece é  mais do linda, e como eu sou curiosa descobri o site da sua agencia, e fiquei de queixo caído com cada uma de suas artes, vale a pena conferir ( a louca das capas sou eu!).


Mas volto ao que interessa de fato, porque eu sei que vocês devem estar curiosas com a história  do livro. 
Eva é nossa protagonista, mãe de quatro filhos,  uma new hyppie, adoradora de uma vida simples, natural, regada a jardinagem e a muito ioga.
Mas nem sempre tudo foi assim.  Em seu primeiro casamento com Dennis ( pai de seus dois meninos mais velhos) um homem ambicioso, cuja vida era ganhar cada vez mais dinheiro,  Eva era  a perfeita replica da dona de casa da alta sociedade. Ela passou anos nesta vida de dondoca  não vendo nada de errado com esse estilo de vida, até que  problemas na empresa fazem com que Dennis entre em falência e eles fiquem sem nenhum centavo. Só que o desgosto não para por ai, Dennis arranja um emprego em outro país, e  desaparece, abandonando  Eva e seus dois filhos pequenos a própria sorte.
Anos mais tarde, Eva é uma nova mulher, que se apaixona pelo encantador  e jovem Joseph, com o qual vive uma linda história de amor e tem mais dois filhos (Emma e Robbie).  Mas nem tudo são rosas: Jos começa a mudar  e ficar a cada dia um pouco mais parecido com aquele despresivel Dennis.
E assim três anos mais tarde (o tempo na qual o livro é narrado) a vida pacata de Eva está para ser sacudida, seus filhos mais velhos ( agora na casa dos vinte) já são donos da própria vida, e ela  talvez em breve vire avó. Seus filhos mais novos ainda tomam quase todo o seu tempo, e por isso ela permanece solteira.
O que Eva fará para se sacudir sua rotina diária e finalmente encontrar alguém que  a faça se sentir segura em um relacionamento?

Eu adoro livros que  me fazem gostar de todos os personagens apesar de seus defeitos ( exceto o  Dennis ,é claro).  Eva  não é perfeita, tem seus problemas  amorosos, principalmente  na falta de confiança nos companheiros, mas é verdadeira, daquelas mães exemplares que vemos pouco hoje em dia, sabe?
São tantos  personagens legais que fica até dificil lembrar de todos: Jos, JenJen,  Tom, Deepa, e a hilaria Emma, a filha de 9 anos de Eva, que é super adulta e vive querendo analisar as pessoas ( ela quer ser psiquiatra  e vive lendo livros sobre o assunto escondida).
Não desgrudei do livro desde que ele chegou no fim da tarde de segunda, e se não fosse minhas necessidades  reais imediatas, como dormir,  fazer comida, comer, lavar roupa (porque estava ficando sem calcinha limpa minha gente!) e cuidar do maridão, eu não teria desgrudado dele nenhum minuto.
A Terra Tremeu é um  chick lit  que  equilibra perfeitamente o humor com o romance, ou seja, meu estilo mais do que favorito.  Não sei se é coisa da TMP ( ok, eu sei que é, mas finjo que não sei), mas chorei no final feliz , é mole?
Virei fã  da Carmen Reid, e to partindo diretamente para o outro livro dela lançado pela Bertrand Brasil, Uma Cama Para Três.

E como o Lost é Chique de Doer, e a Bertrand  é uma editora supeerrquerida. Fiquem mega ligadonas que tem uma super promoção à vista ( com mega surpresa junto).

*Ps: (básico) : A resenha está pronta há uma semana, esperando  uma ordem nada cronológica de lançamento, então não reparem na empolgação atrasada^^


22 comentários:

  1. RI HORRORES DO POST!
    "Estamos sem calcinha limpa minha gente!" AHSUAHSUHAUSHAUSHA

    Quando eu vi a capa imaginei que fosse livro de auto-ajuda. nhéh, sei lá. Talvez pela posição. Mas achei liiinda, e agora com a sua resenha tomei um gostinho pra add na lista *-*

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Miga amei a resenha, relamente estou mega doida para ler esse livro
    Tipo assim: Desespero total kkkkkkkkkkkkk

    Amei a resenha e já estou amando a Eva ( mega fofa).

    Como sempre o Lost é chique de doer e só traz para gente as coisas mais chiques!

    ResponderExcluir
  3. eu tb adoro humor com romance, tudo a ver né?? E meu gênero favorito de filme é??? COMÉDIA ROMÂNTICA. Não tem como rir e chorar com esses filmes. E o mesmo acontece com os livros.

    Adorei a resenha...e Cama para três? Que nome sugestivo, rs.

    ResponderExcluir
  4. Estou louca pra ler esse livro. Uma cama para tres já li e é maravilhoso, vc vai gostar. beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu já queria ler o livro por ser um chick lit..agora depois dessa resenha o lerei com certeza!!!

    Está na minha lista de aquisições!!!

    E ficar com calcinha limpa é horrível..mas eu sei que a preguiça bate de vez em quando...e como sei...hehehe

    ResponderExcluir
  6. Foi em 2012? hehe
    Aiaia, mais um livro pra me tirar o controle da conta bancária...kkkk!!

    ResponderExcluir
  7. A sua resenha me deixou super curiosa e com muito interesse no livro,deve ser o máximo!
    Beeeeeeeeeeeeeijos;*

    ResponderExcluir
  8. Vivi no livro se não me engano não especifica a data , mais falado do passado e dos nos que se passaram, só lendo para entender mesmo. Ficasse confusa?

    ResponderExcluir
  9. Estou entrando no planeta chick lit agora. E estou adorando!!!! Esse livro parece ser muito bacana. Xeru.

    ResponderExcluir
  10. Não consigo ficar com vontade de ler esse livro, comofas? :/
    A resenha foi 10 mesmo assim :*
    xxx

    ResponderExcluir
  11. Ju,

    Adorei a resenha, também achei linda a capa do livro. Ainda não conhecia a autora mas pela sua descrição parecer ser muitoo bom mesmo, eu quero ;)

    bjo

    ResponderExcluir
  12. o livro parece ser muito legal Juh, e essa filha pelo jeito é aquelas que agente lê e fica até chorando e tanto rir! HUASHaAUShuA Parace ser MUITO bom, mais um para LER! Bjos

    ResponderExcluir
  13. Ju, adorei essa sua resenha... deu até vontade de correr para a livraria e comprar um desses (mas eu estou em contenção de contas)... mas uma resenha sua para me fazer mais maníaca por livros ainda! bjus

    ResponderExcluir
  14. Tô começando a achar que esse não é o estilo que preciso ler agora. A sinopse é boa, mas não consegue me atrair. '-'

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Já li um acama para três, e é muito legal, estou louca para ler A Terra tremeu? *---*

    ResponderExcluir
  16. Ah... eu querooo :))
    Muito boa a resenha flor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Lily e Ana, acredito que a falta de interesse é exatamente porque a temática não é direcionada para um publico mais jovem. É um chick lit mais adulto mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Oii Juu!
    hahaha, quanto tempo não venho aquiii =/
    Aiiai, esse livro parece ser muitoo bomm Ju!
    Sua resenha - como seeeempre - ficou mais do que perfeita! hahahaha :))
    eu queeero, eu quero! hauhauhauha :D
    beijooos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!
    "Descobri" o site este fim de semana e já estou adorando. Também a-do-ro chick lit e é uma pena a tradução deles para o português demorar tanto. Continuarei acompanhando. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Eu já tinha visto esse livro e com certeza a capa me chamou atenção! Mas infelizmente estou na fase não-comprar-mais-livro-enquanto-não-ler-o-que-tá-na-estante! Pois eh... e olha que a pilha tá grande!!!
    Mas estou super animada com essa autora!
    Linda resenha como sempre
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  21. Já vi esse livro, mas ele ainda não me empolgou muito. Parece ser interessante, mas com a fila gigante e o pouco tempo que tenho tido, não posso ficar acrescentando nenhum, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Parece ser bom... Interessante! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.