quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Você sabe o que é Chick Lit?


Todo dia venho percebendo indícios, aqui e ali, que mesmo as pessoas do mundo literário não sabem bem ou realmente "O que é Chik Lit?"
E desde que mudei de layout, escrevi um texto sobre o que é a literatura chamada chick lit, que pode ser facilmente encontrado na barra (rosa claro) ao lado do Contato. Mas como sabida que sou! Sei que para a maioria das pessoas isso passa despercebido (exatamente como eu faço na maioria dos blogs).
Então aproveitando toda a movimentação que novas promoções trazem decidi re-postar o texto aqui. Tanto para as "paraquedistas", que provavelmente já ouviram falar da Bridget Jones e da Becky Bloom, mas que não sabem que existe um tipo de livro bem parecido com as comédias românticas que A-M-A-M-O-S ver nos cinemas, cheio de humor e voltada especialmente para nós garotas! Chique não? Mas também, para quem ama literatura, mas que nunca leu ou já leu e não sabia da existência deste gênero literário, cujo mercado está em ascensão no Brasil, mas que é super conhecido pelo mundão a fora!
Este post vai ser (além de educativo) um prelúdio para a série de posts que farei sobre Selos Editoriais, Coleções e Series voltadas para o publico Feminino lançadas aqui no Brasil, que chamarei de Por Dentro da Literatura Feminina!


Alguns falam mal, outro tanto fala muito bem. Mas você sabe dizer exatamente:

O que é Chick Lit?


Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha". A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.

Apesar de parecer fácil definir o que é um Chick-Lit, a catch-frase acima não retrata completamente o que este estilo literário exatamente é!

Já ouvi que Chick-Lit não é mais do que "lixo literário", " sem cérebro", "literatura de mulherzinha", "prosa insípida e estereotipada" e outras coisas muito (muito) piores. E posso dizer que 99,99% dessas "opiniões espirituosas" são de pessoas que nunca ou pouco leram Chick-Lits. Este gênero literário vai muito além desses comentários chauvinistas e sexistas. Mas vá saber o que realmente passa na cabeça de pessoas que não sabem o que é um livro como um bom ( e sadio) divertimento!

Eu sempre gosto de deixar bem claro, não eu não leio apenas Chick-Lits, e sim vocês irão encontrar resenhas de livros que não são exatamente Chick-Lits no Lost. Como leitora voraz já passei por varias fases literárias, desde a série Vaga-Lume na minha infância, seguida da fixação por Agatha Christie, seguida da fase que eu chamo de "mamãe eu quero ser cult" na qual só li grandes clássicos da literatura (não que eu tenha entendido 100% de Kafka, Austen, Brönte, Dumas e até Marx aos 13 anos) seguidas por tantas outras fases que eu só os farei rir ou dormir se comentá-las. Basta dizer que sou uma leitora bastante eclética, quase abstenta de preconceitos literários, e a unica coisa na qual não tenho na minha estante são livros de auto-ajuda. Por gosto pessoal, simplesmente "não curto", mas não julgo quem gosta.

Sou apta para falar sobre Chick-Lits?
Na minha cabeça eu respondo: Sim! Sim!
E digo o porque: normalmente leio um Chick-Lit por semana, as vezes dois, as vezes 3 (as vezes 13, mais isso foi o recorde da sessão "nada pra fazer encontra tédio"). Já li bons, já li ótimos, já li até aqueles super famosos que apenas eu não gostei.
E o que eu cheguei em conclusão sobre Chick-Lits? São basicamente livros escritos sobre mulheres, para mulheres e normalmente por mulheres. A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divorcio. Enfim, mil e uma opções!

Agora você deve estar se perguntando, qual a diferença dos Chick-Lits para as outras ficções para mulheres, como os romances de banca, outro gênero super conhecido e também estigmatizado da literatura feminina?

A linha é bastante tênue, muitas vezes eles se confundem e se fundem. Entretanto o Chick-Lit é contado num tom mais confiante, é quase como se fosse contado pela sua melhor amiga, que te entende e na qual você se identifica. Outro traço marcante (que os difere das outras ficções para mulheres) é o humor. Chick-Lit que é Chick-Lit brinca e estraçalha ironicamente com seus problemas diários e suas inseguranças mais intimas. São relatos do mundo moderno na qual você se pode se relacionar, ou não.

Uma coisa é fato, é um gênero em pleno crescimento, mesmo que aqui no Brasil seja quase engatinhando, é espantosamente rentável lá fora. E como todo gênero literário ele tem suas especificidades e sub-gêneros, que vocês podem observar aqui mesmo no Lost, como : "Teen Chick-Lit " ( que eu adoro) , "Mommy Lit", “Mystery Lit”, entre muitos outros...

Resumindo nem todos os Chick-lits são "livros fofos sobre o casamento ( ou sobre a vontade de casar) de mulheres obcecadas com uma tendência exagerada para a compra de sapatos". Muitos deles vão a questões mais profundas do que estas, apesar de serem vendidos como tal. Não se deixem enganar preconceituosamente pelas capas mais coloridas do mercado. Sob elas podem estar seu livro preferido!

E para quem chegou ao final desse texto e ainda torce o nariz para o gênero sem ter provado o gostinho. Eu as (os) desafio! Leia não 1, mais 2 ou três antes de dar o seu veredito, você poderá se surpreender!!



Veja a versão em inglês : What is Chick Lit?

Leia outros artigos do:


29 comentários:

  1. Legal, Ju... eu já tinha visto o link ali na barrinha acima, mas não tinha tido tempo de ler... mas amei seu post, realmente criticar sem conhecer não tá com nada ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh muito legal o post, realmente eu nao sabia o significado e eu amo esse tipo de leitura *--*

    bjoka

    ResponderExcluir
  3. PS: Ah, é, 'blogoversary' chegando.. que mara, parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  4. Ahh, com certeza Chick-lit é meu gênero preferido! Amo mais que chocolate!! hahahaha.. e muitas das pessoas que eu falo ou faz cara de paisagem, pq nunca ouviu fala ou faz de "aii.. que boring", essas pessoas não sabem oq estão perdendo!! :D
    que tudoo, um ano de Lost, parabenss!! Eu adoroo esse bloog! :DD
    beejos Ju!

    ResponderExcluir
  5. Eu pego esse homem? Hum, não conhecia esse, rs. Vou à caça no tio google.

    bjss

    ResponderExcluir
  6. Finalmente eu sei o que é Chick-Lit!
    Caí aqui de paraquedas e sempre gostei, mas sempre que eu lia o nome do site saía "Chick-List". Aí eu pensava: uma lista de coisas pra mulheres. Legal. Mas aí eu percebi que fala muuito de livros (muitos dos quais eu tenho em casa). Só aí que fui ler o nome do site de novo x)
    Eu tinha uma idéia do que era, mas essa definição foi perfeita.
    E agora eu posso dizer com certeza: Eu AMO Chick-Lit!

    ResponderExcluir
  7. Fê .. maioria das pessoas critica sem saber mesmo..Aloo Mamãe eu quero ser cult!! como eu gosto de brincar!!

    Mitti que bom que gostou, agora já saber o significado ^^

    Giu também amo mais do que chocolate. Chocolate está empatado com Coca Cola na minha lista^^

    Nat é do Selo Essência da Ed. Planeta

    Gisele, nossa que bom que foi assim super esclarecedor!! Foi por essas e outras que decidi postar o texto de novo!! Muita gente conhece mais não sabe o nome!! Pena que não consigo visitar o seu perfil, ai não sei como chegar nos seu blog =/

    ResponderExcluir
  8. Ju!

    Adorei o post, relato mais que perfeito sobre Chick-Lit! Vc é PHD em Chick-Lits ;D

    Tem coisa melhor, que em um dia difícil, chegar em casa, pegar um livro desse e ao termino sentir que toda raiva e estresse sumiu?

    É, Chick-Lit faz isso por nós \o/

    Adoreii muuito esse post!!!

    Bjs

    P.S.: Dessa sua montagem das capas dos livros, estou bem curiosa por: Um amor de detetive e Preciso te contar uma coisa.

    ResponderExcluir
  9. Eba, vou mostrar esse seu post para meu noivo... outro dia ele veio todo sem graça perguntar o que era esse tal de Chick-lit que tanto estava na moda! Hahahahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju
    Fiquei viciada.. droga! hehehe
    Um amor de detetive é maravilhoso! Comparadíssimo à nossa amada Marian. E eu também adorei o "Procurava um marido..". É daqui também!
    Eu vou ter que comprar livro da concorrência? hehehe
    Só vc mesma para descrever tão bem o que é o Chick-lit!
    IPC: Teve a fase Pedro Bandeira e os KARAS?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. primeira vez visitando,adorei o post,mesmo porque, eu era do tipo que torcia o nariz pra esse tipo de literatura e quando dei a chance realmente me supreendeu!! começei pelo melancia, e me encantei com a maneira de claire levar seus problemas familiares, ,me idenfiquei muito, parabens pelo blog..valeu

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto o texto na barra do layout. Muito bom, eu já sabia o que é chick-lit, mas seu post ficou bem esclarecedor! :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Dandra,nada melhor que um chick-lit pra mudar o humor mesmo!!

    Bia, o meu marido tb se confunde todo, hauhau

    Adriana, vai ler livro da concorrência heheh, tem alguns muito bons, mas a Record monopoliza os melhores sem duvida!

    Fernanda, que bom que vc mudou de ideia, Melancia é otimo mesmo, estou lendo o novo lançamento da familia Walsh, chega nas lojas dia 20, e se chama "Tem alguem ai?"

    Lily eee alguem tinha lido antes!!

    ResponderExcluir
  14. Ju, acho que só li O Diário de Bridget Jones do gênero chick lit e gostei DEMAIS!! Livro engraçadíssimo, espirituoso e delicioso de ler. Depois, não li mais nada.
    Me dá uma dica do que ler para o desfio literário?????
    Me fala O MELHOR livro que vc já leu do gênero:)Aguardo.........
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Amei a explicação e concordo que quem fala que é ruim é porque nunca leu, eu comecei a ler chik lit esse ano e me apaixonei. São livros divertidos que nos fazem ter uma leitura deliciosa..

    P.s: ei o selinho no blog e adorei, o seu também esá no meu.
    Bjinhos. **

    ResponderExcluir
  16. gostei!
    Amiga seria pedir muito que vc divulgasse minha nova promoção?
    e claro, faço questão de vc participando!
    Segue o link da promoção
    http://natadosromances.blogspot.com/2009/11/2-promocao-sempre-romantica.html

    Agradeço muito!
    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ficou muito bom o post Ju!!!
    Parabéns!

    Beijos Paty

    ResponderExcluir
  18. amooo chick-lit! não leio muito desse tipo de literatura, confesso...mas é por falta de tempo! acho super legal quando lemos algo com o que possamos nos identificar e ficar pensando ''poxa, isso já aconteceu comigo..'' ou ''nossa, espero que eu tenha esse final feliz...'' haha, é inevitável, pelo menos pra mim! :D
    adorei seu blog! ganhou mais uma leitora, COM CERTEZA!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Ju o seu texto ficou muito bom! :D
    Eu já tinha lido antes lá no O que é Chick-Lit ao lado do Contato :P
    E vc é A Mulher dos Chick-Lits xD
    Tb gosto bastante de Chick Lit. É muito bom ;)

    Bjs =*
    Vinha.

    ResponderExcluir
  20. Oi Julianna,
    só adicionando ao que você já escreveua "chicklit" é um generoque integra o grupo dos livros que fazem parte da literatura de entreterimento.Dessa maneira, assim como o gênero policial e a literatura fantasiosa de Paulo Coelho a "chick-lit" é constituída por páragrafos com sentenças curtas e linguagem coloquial de fácil acesso, já que seu objetivo não é levar aos seus leitores uma reflexão profunda como fazem os clássicos/canônes da Literatura, mas sim distrair e divertir o seu público.
    Em contraponto, os livros de auto-ajuda não são considerados Literatura,pois são guias com uma formatação mais técnica que têm como objetivo auxiliar um público que tem como interesse os diferentes aspectos do comportamento humano.
    Parabéns pela sua dedicação e empenho ao blog!

    Beijos, Marina.

    ResponderExcluir
  21. Adorei os esclarecimentos! E espero pela série de posts!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Juliana!

    Até pouco tempo atrás eu também não sabia - embora goste do estilo. Descobri vendos blogs comentarem sobre isso.
    Já tinha lido o seu texto, mas é uma boa publicar. Espero pela série de postagens ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. adorei o esclarecimento.

    bacana demais.. adoro esses livrinhos! :D

    Bju

    Fabi
    www.fabilara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Amo esse tipo de livro! E achei ótimo voce esclarecer "chick-lit" para todas!

    ResponderExcluir
  25. Oooi! Encontrei seu blog hoje, e já decidi que vou me transformar de paraquedista para leitora disso aqui e JÁ! Amei! Muito bom mesmo! Adorei o post... agora eu sei que o gênero que eu gosto mais de livros é justamente o chick lit! Eu só não sabia que existia essa denominação! Muito bom! São livros geralmente ótimos, divertidos, leves e muito rápidos de se ler (eu sempre me pego triste quando termino um livro do Diário da Princesa, por exemplo, porque normalmente esperei TANTO para vir mais um e eu leio ele em tão pouco tempo que parece meio surreal).

    ResponderExcluir
  26. Camila é super normal não saber o nome do gênero, as conhecer os livros. Fico feliz que você vai passar de paraquedista à leitora =o**
    Bom carnaval =o*

    ResponderExcluir
  27. Nossa adorei mto esclarecedor =D
    Acho esse preconceito mto imatura, várias obras maravilhosas são escritas por mulheres.

    ResponderExcluir
  28. Adorei esse seu post! Muito esclarecedor!
    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.